Mudanças entre as edições de "Omega 3"

(Classe terapêutica)
(Indicações)
 
(26 revisões intermediárias por 6 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
 
==Classe terapêutica==
 
==Classe terapêutica==
  
Ácido graxo (Óleo)
+
Suplemento alimentar
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
 +
Ômega 3
  
 +
==Indicações==
  
==Principais informações==
+
O suplemento alimentar '''ômega 3''' é um suplemento alimentar de origem animal que contém gorduras poli-insaturadas. 
  
O consumo de Omega 3 auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, desde que associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Podemos encontrá-lo em peixes de água fria (como o salmão, o arenque ou a anchova) e segundo estudos recentes por médicos e cientistas de Europa, em um atum de qualidade especial, no óleo de fígado de bacalhau e em algumas algas microscópicas. Portanto, é um produto que pode ser obtido exclusivamente pela alimentação, sem a necessidade de suplementação.
 
  
Sabe-se que vários fatores de riscos são responsáveis pela alta incidência de doenças cardiovasculares, dentre eles se destacam a obesidade, o fumo, o stress e a vida sedentária. Sendo assim, o primeiro cuidado para a prevenção das hiperlipidemias é o emprego de uma dieta que mantenha o peso corporal dentro dos parâmetros indicados, em segundo o exercício da prática de atividade física orientada, a melhoria da qualidade de vida e eliminação do hábito de fumar. A simples ingestão de suplementos de óleos poliinsaturados ou medicamentos antioxidantes, isoladamente, não contribui para a redução da incidência de eventos cardiovasculares.
+
'''Alegações em saúde autorizadas pela ANVISA'''
  
 +
Os ácidos graxos ômega 3 EPA e DHA auxiliam na redução de triglicerídeos. Esta alegação é restrita aos suplementos alimentares que forneçam no mínimo 1.500 mg de EPA e DHA.  <ref>[https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNDU4Y2UxNmEtZjc0Yi00ZTkyLTk3N2EtZTEyZTI5MjdkNzQ2IiwidCI6ImI2N2FmMjNmLWMzZjMtNGQzNS04MGM3LWI3MDg1ZjVlZGQ4MSJ9&pageName=ReportSection%20Power%20BI%20Report%20Report%20powered%20by%20Power%20BI] ANVISA </ref>
  
'''Artrose'''
+
==Informações sobre o produto==
  
Indica-se o omega 3 no tratamento da artrose por acreditar em seu poder anti-inflamatório e, portanto, aliviar os sintomas da doença. Porém, ainda existem poucos estudos sobre o assunto e não há evidência científica de sua utilização e efetividade na doença.
+
'''O produto ômega 3 não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
  
 
+
O referido não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos/insumos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado. Também não outras alternativas disponibilizadas pelo SUS.
'''Doenças Intestinais'''
 
 
 
Acredita-se que o uso do ômega-3 em pacientes com doença inflamatória intestinal parece ocasionar melhora clínica significativa, pela redução da inflamação. Porém, os estudos com a suplementação de Omega 3 na doenças inflamatórias intestinais são controversos, com respostas clínicas variadas em função da dose, fonte e tipo de ácido graxo ômega 3 utilizado. Esses estudos também não descrevem a relação de ácidos graxos ômega 3/ômega 6 ingeridos na alimentação combinada com a suplementação, pois este último tem ação potente pró-inflamatória (pioram a doença), e alguns efeitos atribuídos à suplementação dos ácidos graxos ômega 3 podem, talvez, serem observados somente pela diminuição dos ácidos graxos ômega 6 na dieta <ref> Diestel CF, Santos MC, Romi MD. Tratamento nutricional nas doenças inflamatórias intestinais. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto. 2012;11(4):52-58 </ref>.
 
 
 
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
 
 
 
Omega 3 não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser disponibilizado no momento. Não alternativa terapêutica disponível no momento.
 
 
 
Ressaltamos que o Omega 3 pode ser obtido exclusivamente pela alimentação.
 
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
 
<references/>
 
<references/>

Edição atual tal como às 17h01min de 3 de novembro de 2025

Índice

Classe terapêutica

Suplemento alimentar

Nomes comerciais

Ômega 3

Indicações

O suplemento alimentar ômega 3 é um suplemento alimentar de origem animal que contém gorduras poli-insaturadas.


Alegações em saúde autorizadas pela ANVISA

Os ácidos graxos ômega 3 EPA e DHA auxiliam na redução de triglicerídeos. Esta alegação é restrita aos suplementos alimentares que forneçam no mínimo 1.500 mg de EPA e DHA. [1]

Informações sobre o produto

O produto ômega 3 não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O referido não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos/insumos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado. Também não há outras alternativas disponibilizadas pelo SUS.

Referências

  1. [1] ANVISA