Mudanças entre as edições de "Espironolactona + furosemida"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Classe terapêutica== Diurético ==Nomes comerciais== Lasilactona ==Principais informações== A furosemida é um diurético de alça que produz um efeito diurético po...')
 
m (Substituição de texto - "==Referências== <references/> *'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''" por "==Referências== <references/> '''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.''''' ")
 
(35 revisões intermediárias por 11 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Registro na Anvisa ==
  
Diurético
+
'''Categoria:''' medicamento
 +
 
 +
'''O medicamento em associação espironolactona + furosemida está com seu registro sanitário na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) cancelado/caduco e, portanto, não é mais produzido e comercializado em território nacional''' <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/70382?substancia=4260&substanciaDescricao=ESPIRONOLACTONA&situacaoRegistro=C Registro do medicamento Espironolactona + furosemida - Registro ANVISA]</ref>.
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
Lasilactona
+
Lasilactona ®
 
 
==Principais informações==
 
 
 
A furosemida é um diurético de alça que produz um efeito diurético potente, com início de ação rápido e de curta duração.
 
  
A espironolactona inibe competitivamente a ligação da aldosterona ao seu receptor citoplasmático no final do túbulo distal e sistema renal coletor.
+
==Indicações==
  
A associação [[Espironolactona + furosemida]] está indicada no tratamento de:  
+
O medicamento em associação '''espironolactona + furosemida''' é indicado para o tratamento de <ref>[https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/lasilactona.pdf Bula do medicamento - ''Food and Drug Administration'' (FDA)]</ref>:
 +
*Ascite em pacientes com doenças hepáticas (ex.: cirrose hepática);
 +
*Edema e congestão pulmonar decorrentes de insuficiência cardíaca;
 +
*Edema em pacientes com síndrome nefrótica, nos casos onde estão presentes concomitantemente distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico devido a níveis excessivos elevados de aldosterona (hiperaldosteronismo) e que não responderam especificamente a tratamento diurético.
  
- ascites em pacientes com doenças hepáticas (ex.: cirrose hepática);
+
==Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS==
  
- edema e congestão pulmonar decorrentes de insuficiência cardíaca;
+
Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo'') '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) '''<ref>[https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf RENAME 2024]</ref>:
  
- edema em pacientes com síndrome nefrótica, nos casos onde estão presentes concomitantemente distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico devido a níveis excessivamente
+
*[[Espironolactona]]
elevados de aldosterona (hiperaldosteronismo) e que não responderam adequadamente a tratamento diurético <ref> [http://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/lasilactona.pdf Bula do Medicamento] </ref>.
 
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
*[[Furosemida]]
  
A associação [[Espironolactona + furosemida]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser disponibilizado no momento.
+
'''''Importante:''''' As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
  
Entretanto, os medicamentos [[espironolactona]] e [[furosemida]] são disponibilizados separadamente.
+
'''''      '''''
 
 
O medicamento [[Espironolactona]] 25mg é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização deste é obrigatória, de acordo com a Deliberação 192/CIB/11 de 22 de julho de 2011, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
 
 
 
O medicamento [[Furosemida]] 40mg é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
 
 
 
Ainda, o medicamento [[Furosemida]] 40mg está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012
 
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
 
<references/>
 
<references/>
 +
'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''

Edição atual tal como às 20h30min de 25 de março de 2025

Registro na Anvisa

Categoria: medicamento

O medicamento em associação espironolactona + furosemida está com seu registro sanitário na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) cancelado/caduco e, portanto, não é mais produzido e comercializado em território nacional [1].

Nomes comerciais

Lasilactona ®

Indicações

O medicamento em associação espironolactona + furosemida é indicado para o tratamento de [2]:

  • Ascite em pacientes com doenças hepáticas (ex.: cirrose hepática);
  • Edema e congestão pulmonar decorrentes de insuficiência cardíaca;
  • Edema em pacientes com síndrome nefrótica, nos casos onde estão presentes concomitantemente distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico devido a níveis excessivos elevados de aldosterona (hiperaldosteronismo) e que não responderam especificamente a tratamento diurético.

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS

Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo) estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) [3]:

Importante: As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Referências

  1. Registro do medicamento Espironolactona + furosemida - Registro ANVISA
  2. Bula do medicamento - Food and Drug Administration (FDA)
  3. RENAME 2024

As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.