Mudanças entre as edições de "Mebendazol"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
(Padronização no SUS)
m (Substituição de texto - "==Referências== <references/> *'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''" por "==Referências== <references/> '''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.''''' ")
 
(58 revisões intermediárias por 12 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Registro na Anvisa ==
  
Anti-helmíntico; benzimidazol, inibição da polimerização dos microtúbulos por ligar-se à beta-tubulina.
+
'''SIM'''
  
==Nomes comerciais==
+
'''Categoria:''' medicamento
 +
 
 +
'''Classe terapêutica:''' anti-helmínticos do trato gastrointestinal <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/5623?substancia=6153&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Belmirax ® - Registro ANVISA] </ref>
 +
 
 +
== Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) ==
  
Neo Mebend, Necamin, Pantelmin, Licor de cacau vermifugo de xavier, Menbel, Belmirax.
+
Anti-helmíntico <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=P02&showdescription=no Grupo ATC] </ref> - P02CA01 <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=P02CA01 Código ATC] </ref>
  
==Principais informações==
+
==Nomes comerciais==
 +
Belmirax ®, Helmiben Meb ®, Helmilab ®, Ibdazol ®, Menbel ®, Mentelmin ®, Pravermyl ®
  
[[Mebendazol]] é indicado no tratamento de infestações causadas por determinados vermes, que frequentemente se localizam no intestino. As infestações por estes vermes, caso não sejam tratadas, podem ocasionar danos ao organismo humano, tais como: anemias, desnutrição, infecções e outros.<ref> [http://www4.anvisa.gov.br/BularioEletronico/ ANVISA, Bulário Eletrônico online, 2012] </ref>
+
== Indicações ==
  
== Padronização no SUS ==
+
O medicamento '''mebendazol''', é indicado no tratamento das infestações isoladas ou mistas, causadas por ''Ascaris lumbricoides'', ''Trichuris trichiura'', ''Enterobius vermicularis'', ''Ancylostoma duodenale'', ''Necator americanus'', ''Taenia solium'' e ''Taenia saginata'' <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=105710032 Bula do medicamento Belmirax ®  – Bula do profissional] </ref>.
 
[http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=4895&Itemid=128 Deliberação 192/CIB/11 de 22 de julho de 2011]
 
  
[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt0971_15_05_2012.html Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012].
+
== Informações sobre o medicamento==
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
O medicamento '''mebendazol não pertence''' ao elenco da [https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME (2024)], que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http://infosus.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
  
O medicamento [[Mebendazol]] 100 mg e 20mg/ml solução oral é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
+
== Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS ==
  
 +
Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para ter acesso ao mesmo'') '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF)'''  <ref>[https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf RENAME 2024]</ref>:
  
 +
*[[Albendazol]]
  
Ainda, o medicamento [[Mebendazol]] 100 mg e 100mg/5ml solução oral está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt0971_15_05_2012.html Portaria 971 de 15 de maio de 2012].
+
'''''Importante:''''' As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto 7.508, de 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
<references/>
 
<references/>
 +
'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''

Edição atual tal como às 20h32min de 25 de março de 2025

Registro na Anvisa

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: anti-helmínticos do trato gastrointestinal [1]

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)

Anti-helmíntico [2] - P02CA01 [3]

Nomes comerciais

Belmirax ®, Helmiben Meb ®, Helmilab ®, Ibdazol ®, Menbel ®, Mentelmin ®, Pravermyl ®

Indicações

O medicamento mebendazol, é indicado no tratamento das infestações isoladas ou mistas, causadas por Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura, Enterobius vermicularis, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Taenia solium e Taenia saginata [4].

Informações sobre o medicamento

O medicamento mebendazol não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME (2024), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS

Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para ter acesso ao mesmo) estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) [5]:

Importante: As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Referências

  1. Classe Terapêutica do medicamento Belmirax ® - Registro ANVISA
  2. Grupo ATC
  3. Código ATC
  4. Bula do medicamento Belmirax ® – Bula do profissional
  5. RENAME 2024

As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.