Mudanças entre as edições de "Capreomicina"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
m (Substituição de texto - "*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''" por "'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.''''' ")
 
(22 revisões intermediárias por 5 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
O medicamento '''capreomicina''', na apresentação de 1 g (pó para solução injetável) faz parte do Anexo I do elenco de medicamentos da [http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/novembro/23/17-0407M-RENAME-2018.pdf RENAME 2018] e está padronizado pelo Ministério da Saúde pelo [http://www.saude.gov.br/assistencia-farmaceutica/medicamentos-rename/cesaf Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica] para o '''tratamento da tuberculose''', sendo necessário o preenchimento dos critérios de inclusão definidos pelas diretrizes específicas para a doença. A tuberculose é uma doença de notificação compulsória segundo o [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0004_03_10_2017.html Anexo V da Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de setembro de 2017], ou seja, assim que diagnosticada deve ser notificada ao Ministério da saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), e iniciado o tratamento imediatamente.
+
== Registro na Anvisa ==
  
O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) é de responsabilidade da União com co-responsabilidade dos Estados, visto que o Ministério da Saúde adquire e distribui esses itens aos Estados e ao Distrito Federal, cabendo a esses o recebimento, o armazenamento e a distribuição aos municípios. O CESAF destina-se à garantia do acesso a medicamentos (Anexo II) e insumos (Anexo IV) para controle de doenças e agravos específicos com potencial impacto endêmico, muitas vezes relacionadas a situações de vulnerabilidade social e pobreza.
+
'''Categoria:''' medicamento
 +
 
 +
'''O medicamento capreomicina está com seu Registro sanitário na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) cancelado/caduco e, portanto, não está sendo produzido e comercializado em território nacional'''.
 +
 
 +
==Nomes comerciais==
 +
 
 +
Capastat ®
 +
 
 +
== Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS ==
 +
 
 +
Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo'') '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF)''' <ref>[https://www.saude.sc.gov.br/index.php/pt/servicos/assistencia-farmaceutica-diaf/componente-estrategico-da-assistencia-farmaceutica-cesaf Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica - CESAF]</ref>:
 +
 
 +
*[[Estreptomicina, sulfato de|Estreptomicina]]
 +
 
 +
*[[Etambutol]]
 +
 
 +
*[[Isoniazida]]
 +
 
 +
* Pirazinamida
 +
 
 +
*[[Rifampicina]]
 +
 
 +
*[[Rifampicina + Isoniazida]]
 +
 
 +
*Rifampicina + isoniazida + pirazinamida + etambutol
 +
 
 +
*Rifabutina
 +
 
 +
*Rifapentina
 +
 
 +
*Rifapentina + Isoniazida
 +
 
 +
 
 +
'''''Importante:''''' As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
 +
 
 +
==Referências==
 +
 
 +
<references/>
 +
'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''

Edição atual tal como às 18h50min de 16 de maio de 2025

Registro na Anvisa

Categoria: medicamento

O medicamento capreomicina está com seu Registro sanitário na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) cancelado/caduco e, portanto, não está sendo produzido e comercializado em território nacional.

Nomes comerciais

Capastat ®

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS

Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo) estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) [1]:

  • Pirazinamida
  • Rifampicina + isoniazida + pirazinamida + etambutol
  • Rifabutina
  • Rifapentina
  • Rifapentina + Isoniazida


Importante: As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Referências

  1. Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica - CESAF

As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.