Mudanças entre as edições de "Telaprevir"

(Padronização no SUS)
(Referências)
 
(67 revisões intermediárias por 11 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Registro na Anvisa ==
  
inibidor da protease
+
'''Categoria:''' medicamento
 +
 
 +
'''O medicamento telaprevir está com seu registro sanitário na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) cancelado/caduco e, portanto, não é mais produzido e comercializado em território nacional''' <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/758105?substancia=25302&situacaoRegistro=C Registro sanitário do medicamento Incivo ® - Registro ANVISA cancelado]</ref>.
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
Incivo TM
+
Incivo ®
 +
 
 +
==Indicações==
 +
O medicamento '''telaprevir''', em combinação com peginterferon alfa e ribavirina, é indicado para o tratamento da hepatite C crônica (CHC) genótipo 1 em pacientes adultos (com 18 anos ou mais) com doença hepática compensada, incluindo cirrose, que não receberam tratamento ou que foram tratados anteriormente com tratamento baseado em interferon, incluindo respondedores nulos anteriores, respondedores parciais e recidivantes. O medicamento não deve ser usado como monoterapia <ref>[https://www.accessdata.fda.gov/drugsatfda_docs/label/2011/201917lbl.pdf Bula do medicamento telaprevir - ''Food and Drug Administration'' (FDA)]</ref>.
 +
 
 +
== Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS ==
  
==Principais informações==
+
Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo'') '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo  Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) para o tratamento da hepatite C e coinfecções''' <ref>[https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf RENAME 2024]</ref><ref>[https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/protocolos/pcdt_hepatitec_e_coinfeccoes_2018.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Hepatite C e coinfecções] </ref>:
  
...........
+
*[[Alfapeguinterferona 2a]]
  
 +
*[[Daclatasvir]]
  
== Padronização no SUS ==
+
*[[Glecaprevir + pibrentasvir]]
  
[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sctie/2012/prt0020_25_07_2012.html Portaria nº 20, de 25 de julho de 2012]
+
*[[Ledipasvir + Sofosbuvir]]
  
[http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Rel_IP_Hepatite_C_final.pdf Relatório de Recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS - CONITEC - sobre Inibidores da Protease para o tratamento da Hepatite Crônica C]
+
*[[Sofosbuvir]]  
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
*[[Sofosbuvir + Velpatasvir]]
  
O '''telaprevir''' é fornecido pelo SUS para tratamento da hepatite crônica C, conforme [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sctie/2012/prt0020_25_07_2012.html Portaria nº 20, de 25 de julho de 2012], para pacientes com GENÓTIPO VIRAL 1 com fibrose hepática avançada (F3 ou F4), sem tratamento prévio (virgens de tratamento) ou pacientes com falha  ao  tratamento  prévio (recidivantes) e ausência de tratamento prévio com Inibidores da Protease, conforme as Diretrizes de Uso publicadas no [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Rel_IP_Hepatite_C_final.pdf Relatório de Recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS - CONITEC -  sobre Inibidores da Protease para o tratamento da Hepatite Crônica C].
+
'''Observação:''' ''Os medicamentos [[Filgrastim]] e [[Alfaepoetina]] estão padronizados para pessoas com hepatite C, pelo CEAF, para o manejo de efeitos adversos, neutropenia e anemia, respectivamente''.
  
 +
'''''Importante:''''' As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
  
 
<references/>
 
<references/>
 +
'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''

Edição atual tal como às 22h35min de 12 de maio de 2025

Índice

Registro na Anvisa

Categoria: medicamento

O medicamento telaprevir está com seu registro sanitário na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) cancelado/caduco e, portanto, não é mais produzido e comercializado em território nacional [1].

Nomes comerciais

Incivo ®

Indicações

O medicamento telaprevir, em combinação com peginterferon alfa e ribavirina, é indicado para o tratamento da hepatite C crônica (CHC) genótipo 1 em pacientes adultos (com 18 anos ou mais) com doença hepática compensada, incluindo cirrose, que não receberam tratamento ou que foram tratados anteriormente com tratamento baseado em interferon, incluindo respondedores nulos anteriores, respondedores parciais e recidivantes. O medicamento não deve ser usado como monoterapia [2].

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS

Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo) estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) para o tratamento da hepatite C e coinfecções [3][4]:

Observação: Os medicamentos Filgrastim e Alfaepoetina estão padronizados para pessoas com hepatite C, pelo CEAF, para o manejo de efeitos adversos, neutropenia e anemia, respectivamente.

Importante: As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Referências