Mudanças entre as edições de "Glicinato férrico"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Classe terapêutica== Repositor de ferro ==Nomes comerciais== Neutrofer, Novofer Ped ==Principais informações== Glicinato férrico atua como antianêmico, especi...')
(Sem diferença)

Edição das 13h13min de 29 de julho de 2015

Classe terapêutica

Repositor de ferro

Nomes comerciais

Neutrofer, Novofer Ped

Principais informações

Glicinato férrico atua como antianêmico, especificamente indicado para o tratamento das anemias nutricionais causadas pela deficiência de ferro (anemia da gravidez, do puerpério, no período de amamentação, em crianças, adolescentes, adultos e idosos). Nesse medicamento, o ferro apresenta-se sob a forma de ferro quelato glicinato não iônico, o que confere ao medicamento características vantajosas, tais como elevada absorção e utilização pelo organismo, baixa toxicidade e boa tolerabilidade, não interação com certos medicamentos (tetraciclinas, glicosídeos cardíacos, anticoncepcionais) e com componentes da alimentação (gorduras, fibras, fitatos, taninos)[1].

O medicamento glicinato férrico está indicado para o tratamento e profilaxia das síndromes anêmicas ferroprivas, devidas a subnutrição e/ou carências alimentares qualitativas e quantitativas ou decorrentes da gravidez e/ou lactação, anemias das síndromes disabsortivas intestinais para o tratamento da anemia por hemorragias agudas ou crônicas e nas diversas condições onde seja importante a suplementação e a reposição de ferro[2].


Informações sobre o medicamento/alternativas

O fármaco glicinato férrico não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser disponibilizado no momento.

Alternativamente, o medicamento sulfato ferroso 40mg comprimido e 25mg/ml em solução oral é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Ressalta-se que a disponibilização deste é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.

Ainda, o medicamento sulfato ferroso 40mg comprimido e 25mg/ml em solução oral está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.


Referências

<references>
  1. Bula do medicamento
  2. Bula do medicamento