Mudanças entre as edições de "Clomifeno, citrato de"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
(Principais informações)
m (Francianitc moveu página Clomifeno para Clomifeno, citrato de)
(Sem diferença)

Edição das 14h52min de 10 de março de 2015

Classe terapêutica

Indutor de evolução

Nomes comerciais

Clomid, Indux, Serofene

Principais informações

Clomifeno é destinado ao tratamento da infertilidade feminina decorrente de anovulação, ou seja, para aquelas pacientes que não conseguem ovular[1].

Esse medicamento auxilia o crescimento dos óvulos e permite que eles sejam liberados do ovário para a fecundação. A ovulação ocorre geralmente de 6 a 12 dias após a sua administração[2].

Estudo publicado na revista britânica British Medical Journal (BMJ) relata que a inseminação intra-uterina e a administração de citrato de clomifeno\clomifeno, dois dos tratamentos mais comuns para estimular a gravidez, não aumentam as chances de concepção dos casais cuja infertilidade se deve a causas desconhecidas. Além disso, no grupo que usou o citrato de clomifeno, houve maior risco de gestações múltiplas e 10% a 20% das mulheres relataram efeitos colaterais como dor abdominal, inflamação, dificuldade para respirar,náuseas ou dor de cabeça[3].

Informações sobre o medicamento/alternativas

Clomifeno não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento. Não há alternativas disponibilizadas pelo SUS.

Referências

<references>
  1. Bula do medicamento
  2. Bula do medicamento
  3. Citrato de clomifeno ou inseminação intra-uterina podem não ser mais eficazes do que a concepção natural para casais com infertilidade de causas desconhecidas, segundo artigo do BMJ