O fármaco [[bambuterol, cloridrato de|bambuterol]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde e não poderá ser disponibilizado no momento.
[[bambuterol, cloridrato de|Bambuterol]] é considerado um novo agonistas beta 2 seletivo, assim como o [[formoterol, fumarato|fumarato de formoterol]] e [[salmeterol]]. Esses fármacos foram desenvolvidos por apresentarem maior duração de ação (12 horas ou mais), em comparação com os outros agonistas. Essa maior duração de ação é explicada em função da alta lipossolubilidade dos compostos, possibilitando uma reserva de duração prolongada <ref>[https://books.google.com.br/books?id=pb0icDriSS4C&pg=PA247&lpg=PA247&dq=bambuterol+comparado+ao++formoterol+e+salmeterol&source=bl&ots=iKyX5SyCEL&sig=lxwWrq9AE5Cew6psGJBBOFnkQWI&hl=pt-BR&sa=X&ei=Hk_0VP81tP-wBIO9gugO&ved=0CDcQ6AEwBA#v=onepage&q=bambuterol%20comparado%20ao%20%20formoterol%20e%20salmeterol&f=false LARINI, L. Fármacos e medicamentos]</ref>.
Alternativamente ao [[bambuterol, cloridrato de|bambuterol]], as unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam os fármacos [[salbutamol]] aerossol 100mcg/dose e solução inalante 5mg/ml, [[beclometasona]] 50mcg, 200mcg e 250mcg, [[ipratrópio, brometo|brometo de ipratrópio]] aerossol 0,02mg/dose e solução inalante 0,25mg/ml, que são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.