Alterações

Ambrisentana

834 bytes removidos, 21h09min de 3 de dezembro de 2025
Informações sobre o medicamento
'''Cabe ao paciente a responsabilidade de buscar atendimento pela via administrativa por meio do CEAF e atender as exigências preconizadas no PCDT''' (exames, documentos, receita, termo de consentimento e laudo médico, entre outros). Os documentos serão analisados por técnicos da SES/SC e, estando de acordo com o protocolo, os medicamentos serão disponibilizados e entregues para o paciente na sua respectiva unidade de saúde, conforme o tempo previsto para cada tratamento.
 
<span style="color:red">'''Atualização:''' A [https://saude.sc.gov.br/index.php/pt/legislacao/legislacao-geral/notas-tecnicas/nota-tecnica-n-23-2024-diaf-sas-ses-sc/download Nota Técnica nº 23/2024 DIAF/SAS/SES/SC] de 18 de dezembro de 2024 informa que houve comunicado por parte do fabricante GSK sobre a descontinuação temporária do medicamento [[Ambrisentana 5 mg]] utilizado no tratamento da Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP). Os pacientes em uso desta apresentação deverão ser orientados a procurar seus médicos para a substituição por outra opção terapêutica. A dispensação nas UAFs deve ocorrer até o final dos estoques. O medicamento Ambrisentana 5 mg ficará indisponível para a solicitação, até nova orientação. Os processos que encontram-se em Avaliação Central serão devolvidos.</span>
==Informações sobre o financiamento do medicamento==
<span style="color:red"> '''O medicamento [[ambrisentana]] pertence ao [https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sctie/daf/componentes-da-assistencia-farmaceutica-no-sus/ceaf/grupos-de-medicamentos Grupo 1B] do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).'''</span> O financiamento dos medicamentos que compõem o grupo 1B é de responsabilidade exclusiva da União, mediante transferência de recursos financeiros para aquisição pelas Secretarias de Saúde dos Estados.
'''O Grupo 1 (1A e 1B) é constituído por medicamentos que representam elevado impacto financeiro para o Componente, por aqueles indicados para doenças mais complexas, para os casos de refratariedade ou intolerância a primeira e/ou segunda linha de tratamento e por aqueles que se incluem em ações de desenvolvimento produtivo no complexo industrial da saúde'''.
Editor, leitor
11 707
edições