Alterações

Coenzima Q10

36 bytes adicionados, 3 novembro
sem sumário de edição
==Classe terapêuticaRegistro na Anvisa ==
'''Isento''' de registro na ANVISA conforme a [https://antigo.anvisa.gov.br/documents/10181/3898888/%281%29RDC_240_2018_COMP.pdf/779c2f17-de8c-41ae-9752-62cfbf6b1077#:~:text=(Publicada%20no%20DOU%20n%C2%BA%20144,com%20obrigatoriedade%20de%20registro%20sanit%C3%A1rio. "RDC Nº 240, de 26 de julho de 2018"].
'''Categoria:''' Suplemento alimentar
==Nomes comerciaisInformações gerais ==
A '''coenzima Q10''' é um suplemento alimentar. Conforme a [https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2018/int0028_26_07_2018.pdf "Instrução normativa – IN n° 28, de 26 de julho de 2018"], o limite máximo do nutriente nos suplementos alimentares é de 200 mg por dose. Não há alegações em saúde autorizadas pela ANVISA para este suplemento. A seguinte advertência "“Este produto não deve ser consumido por gestantes, lactantes e crianças” deve constar na rotulagem do produto.
'''INFORMAÇÕES DA ANVISA''':
==Principais informações==Suplementos alimentares não são medicamentos e, por isso, não servem para tratar, prevenir ou curar doenças. Os suplementos são destinados a pessoas saudáveis. Sua finalidade é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação.
Coenzima Q10 é encontrada principalmente nas mitocôndriasEm nenhuma hipótese, que são organelas celulares produtoras de energia - desempenha um importante papel na produção suplemento alimentar pode apresentar indicação de ATPprevenção, principal fonte tratamento ou cura de energia celulardoenças. Carne, aves e peixes são as fontes mais concentradas Esse tipo de CoQ10alegação é restrita a medicamentos. <ref>[https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos/suplementos-alimentares Informações da ANVISA] </ref>
==Disponibilidade no SUS==
'''Ataxia''' Ataxia é um sinal neurológico de incoordenação motora e desequilíbrio, que pode estar presente O suplemento alimentar Coenzima Q10 não está padronizado em uma série de doenças. A ataxia pode ser cerebelar, sensitiva ou vestibular.  Ataxia cerebelar se refere à decomposição irregular nenhum dos programas do ajuste fino Ministério da postura e dos movimentos, normalmente controlados pelo cerebelo e suas conexõesSaúde, o que provoca movimentos desequilibrados qual é responsável pela seleção e desordenados implicando em alterações na faladefinição dos medicamentos/insumos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, gestos, equilíbrio compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e marcha. A patogênese da doença ainda é uma incógnita e, da mesma forma, o Diretrizes Terapêuticas para tratamento ainda não está estabelecido. Pesquisadores descobriram que alguns pacientes com ataxia hereditária apresentam nível reduzido da coenzima Q10 (CoQ10) em seus músculos. Alguns poucos estudos demonstraram patologia que a suplementação com a substância possa melhorar os sintomas da doençaacomete o paciente. Em pacientes com Ataxia de Friedreich foi administrado doses diárias de CoQ em conjunto com vitamina ESendo assim, e resultados iniciais comprovaram uma melhora no déficit de respiração mitocondrial nas musculaturas analisadas (cardíaca e esquelética). Isso também parece ter levado a um retardo na progressão da doença.  É importante ressaltar cumpre ser informado que, embora a CoQ10 tenha apresentado resultados positivos nas pesquisas com doenças neurodegenerativaspor não estar padronizado, outros estudos são necessários antes que possa ser determinada a eficácia da CoQ10, para que os pacientes não sejam expostos a riscos desnecessários e gastos significativosé fornecido pelo Estado. Ainda Também não existe tratamento específico para essa doença. ==Informações sobre o medicamento/há outras alternativas== Coenzima Q10 não é disponibilizada disponibilizadas pelo SUS. Não há alternativa terapêutica disponível no momento.
==Referências==
 
<references/>
735
edições