Uma roupa criada nos anos 70 por cientistas russos para uso dos astronautas inspirou o método, pois os mesmos chegavam do espaço com dificuldades motoras, perda de movimentos, massa muscular e estrutura óssea debilitada. O Suit consiste em colete, touca, shorts, joelheiras, calçados e um sistema de elásticos ajustáveis, posicionados para reproduzir a musculatura, funcionando como uma estrutura elástica externa, promovendo uma melhora da postura e consequentemente melhora dos movimentos, alinhando o corpo o mais próximo do normal, desempenhando um papel crucial na normalização do tônus muscular, do sistema vestibular e de funções sensoriais. Já o Spider (gaiola) é usado para treinar a criança, aumentando a capacidade de isolar os movimentos desejados e fortalecer os grupos musculares responsáveis por esse movimento. A gaiola permite ganho de amplitude de movimento, ganho de força muscular e flexibilidade das articulações, bem como melhora das competências funcionais.
Ressalte-se que por ser o PediaSuit um método recente, a literatura científica é escassa a respeito da comprovação de seus benefícios, sendo atualmente uma técnica de eficácia ainda em fase empírica, carecendo de maiores comprovações científicas. Cabe ainda destacar, que '''o equipamento PEDIASUIT não possui registro na ANVISA ''' e até o presente momento, não se tem evidências de que esta técnica é superior ao método convencional ou de que surte melhores efeitos para a reabilitação de pacientes com sequelas neurológicas.
Interessante esclarecer, que no âmbito do SUS o método PEDIASUIT não é padronizado sendo portanto, oferecido apenas aqueles que se encontram na tabela SIA/SUS. Deste modo, o Estado oferece através do Centro Catarinense de Reabilitação o tratamento fisioterapêutico convencional há mais de 30 anos, tendo reabilitado as mais diversas patologias neurológicas, inclusive pacientes vítimas de traumatismo raque-medular. Tal fato comprova a efetividade das técnicas aplicadas, visto que também proporcionam ganhos de amplitude de movimento, força, equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade. Acrescente-se que esta secretaria possui fisioterapeutas capacitados para a reabilitação neurológica, por métodos convencionais e, além disso, muitos acrescentam técnicas diferenciadas para a recuperação do paciente neurológico.
Sendo assim, a Fisioterapia dispõe de métodos alternativos e de custo mais acessíveis que também visam o desenvolvimento neuropsicomotor tão bem empregados na reabilitação neurológica.