==Visão geral==
A vitrectomia via pars plana (VPP) é uma técnica comumente empregada em cirurgia vitreorretiniana que permite o acesso ao segmento e a vitrectomia posterior para o tratamento de condições como descolamento de retinasão, hemorragia vítreana prática, endoftalmite e buracos maculares em um sistema fechado e controlado. O nome do o mesmo procedimento deriva do fato de que o vítreo é removido (ou sejacirúrgico, vítreo + ectomia = referindo-se à remoção do vítreo(substância gelatinosa que preenche o globo ocular) e os instrumentos são introduzidos no olho através da de pequenas incisões na pars plana, uma região do olho próxima à íris.Em alguns casosO termo "vitrectomia posterior" indica que a cirurgia visa o segmento posterior do olho, pode ser necessário onde se localiza a retina e o uso de gás ou óleo de silicone vítreo. Portanto, ambas as expressões descrevem a mesma técnica cirúrgica, utilizada para manter a tratar diversas doenças da retina no lugare do vítreo.
O nome do procedimento deriva do fato de que o vítreo é removido (ou seja, vítreo + ectomia = remoção do vítreo) e os instrumentos são introduzidos no olho através da pars plana. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de gás ou óleo de silicone para manter a retina no lugar. A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, com anestesia local e sedação ou anestesia geral.
==Indicações==
==Vitrectomia no SUS==
A PORTARIA Nº 386, DE 15 DE JULHO DE 2008, incluiu os procedimentos relacionados a vitrectomia na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais - OPM do Sistema Único de Saúde - SUS.
No âmbito do SUS os procedimentos abaixo estão padronizados de acordo com a Tabela SIGTAP como segue: