Alterações

Lentes intraoculares

638 bytes removidos, 28 maio
sem sumário de edição
== Introdução: A Retirada do Cristalino e sua Sua Substituição ==
A lente natural do olho pode ser substituída por uma lente artificial, chamada de lente intraocular. Em alguns casos como o da catarata o implante é necessário para restauração visual aos níveis prévios à instalação do quadro de opacificação do cristalino (catarata).
'''Entretanto, hoje dispomos de diferentes modelos de lentes intraoculares (LIOs) que possibilitam além da correção da catarata, a correção de graus - ametropias (que de outra maneira permaneceriam com a necessidade de uso de óculos).'''
Ou seja, além de corrigir a catarata, essas LIOs permitem diminuir o uso de óculos após a cirurgia de catarata. Além disso, a cirurgia de remoção do cristalino transparente (ou troca refrativa do cristalino, TCR) foi recentemente aprovada para correção de ametropias, principalmente no contexto de um cristalino disfuncional em paciente com hipermetropia e presbiopia juntas.
== Bases Anatômicas ==
Com o passar dos anos, essas proteínas se modificam e as lentes começam a ficar turvas, a isso chamamos catarata.
'''Assim, a lente intraocular (LIO) é uma lente de acrílico que substitui a lente natural do olho. Através E através do implante ela passará a realizar a função de foco da imagem no olho, assim como a lente natural.''' Também, a lente intraocular consegue algumas lentes intraoculares conseguem corrigir alguns problemas de visãoalgumas ametropias, como:miopia., hipermetropia, • astigmatismo astigmatismo e presbiopia – dificuldade de focar de perto, eventualmente iniciada por volta dos 40 anos de idade.
== Tipos de LIOs ==
- Para corrreção de presbiopia
As LIOs para corrigir a presbiopia utilizam de fenômenos fóticos (como efeito estenopeico, refração, difração e modulação de frente de onda) para ampliar a profundidade de foco e assim corrigir a vista cansada, também denominada presbiopia.  Cabe ressaltar que hé LIOs que em uma só LIO (plataforma) dispõem da combinação destes recursos, por exemplo, LIO asférica, tórica e para correção da presbiopia em uma só lente.
== O que Que é a Troca de Lente Refrativa ==
A troca de lente refrativa é quando uma pessoa usa a tecnologia LIO para melhorar a visão, mesmo na ausência de catarata.
O método é o mesmo, logo os resultados obtidos também serão. Mas nesse caso a pessoa não realizou a operação devido a catarata.
Como resultado da troca de lente refrativa o paciente tem como benefício não desenvolver catarata no futuro.
 
== Quanto Tempo Dura um Implante de Lente Intraocular ==
 
A lente intraocular é produzida com materiais resistentes ao tempo. Portanto, felizmente, não é necessário a substituição.
Porém, o procedimento é reversível. Assim, é possível trocar a lente intraocular caso o paciente não se adapte.
== Como funciona o Implante de uma Lente Intraocular ==
- tóricas – opção mais indicada para quem tem astigmatismo significativo. A lente intraocular tórica é projetada para corrigir o astigmatismo e permitir que a pessoa tenha uma ótima visão sem óculos. Elas podem ser monofocais ou trifocais.
== Riscos de um Um Implante de Lente Intraocular ==
Sabemos que em qualquer tipo de cirurgia é provável acontecer complicações. Ainda assim, isso acontece raramente após um implante de lente intraocular.
Essa situação pode ser corrigida pelo médico com procedimento a laser e indolor (capsultotomia com YAG laser).
== Cobertura pelo Pelo SUS ==
'''No âmbito do SUS, há cobertura para cirurgia de catarata, a qual se encontra padronizada pela tabela SIGTAP/SUS conforme segue:'''
- 0405050372 Facoemulsificacao com Implante de Lente Intra-Ocular Dobrável
'''Cabe ressaltar que as LIOs ofertadas no âmbito do SUS são esféricas e monofocais, a fim de tratar a catarata. '''
'''E não há previsão para utilização de outras LIOs para correção do grau. Estes são tidos como procedimentos complementares, opcionais, pois visam a independência dos óculos.'''
'''O resultado final da cirurgia e a independência de óculos também está relacionada a diversos fatores, principalmente a ausência de outrascomorbidades oculares que o paciente possa apresentar concomitantemente. ''' [https://www.tjdft.jus.br/informacoes/notas-laudos-e-pareceres/natjus-df/3577.pdf/@@download/file/3577.pdf]
== Referências ==
Editor, leitor
868
edições