Alterações

Esquizofrenia

1 174 bytes adicionados, 27 maio
TRATAMENTO NO SUS
A atenção à saúde mental no SUS compreende um entendimento dos serviços em uma "rede", a "Rede de atenção psicossocial (RAPS)", que é composta por uma série de serviços, desde a atenção primária (unidades básicas de saúde), atenção especializada (ambulatórios especializados, Centros de Atenção Psicossocial - CAPS), atenção hospitalar, estratégias de desinstitucionalização (Serviços residenciais tearapêuticos - RAPS), etc.
A identificação da doença em seu estágio inicial e o encaminhamento ágil e adequado para o atendimento especializado dão à Atenção Básica um caráter essencial para um melhor resultado terapêutico e prognóstico dos casos.
A UBS tem papel importante na identificação da doença em seu estágio inicial e encaminhamento ágil e adequado para o atendimento especializado, essencial para um melhor resultado terapêutico e prognóstico dos casos. Também é responsável pelo acompanhamento clínico geral desses pacientes assim como qualquer outro cidadão da área de cobertura da unidade de saúde. Pacientes com diagnóstico definido de transtorno psicótico ou esquizofrenia que estejam estáveis ou assintomáticos também podem ser acompanhados pela UBS.  Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) exercem papel fundamental no monitoramento e auxílio desses pacientes, realizando visitas domiciliares às famílias a fim de acompanhar a saúde, orientar sobre cuidados e identificar fatores de risco, atuando como mediadores entre a comunidade e a equipe de saúde.  '''A estruturação dos Os CAPS foram estruturados justamente foi pensada para prover atenção às doenças mentais maiores, tais como a esquizofrenia, transtorno bipolar''' e outros transtornos psicóticos. Portanto, podemos dizer que, na maior parte dos casos o CAPS será o serviço de referência ao paciente com esquizofrenia, onde deverá obter as '''consultas médicas, assistência farmacêutica, terapias psicológicas e ocupacionais.
'''
- Decanoato de haloperidol: solução injetável 50 mg/ml
 
 
 
Alguns pacientes, não apenas os portadores de esquizofrenia, podem necessitar de internação hospitalar, como nas seguintes situações:
● risco agudo de suicídio
● risco agudo de auto ou heteroagressão (quando não existir suporte sociofamiliar capaz de conter o risco)
● risco agudo de exposição moral (quando não existir suporte sociofamiliar capaz de conter o risco)
● sintomas psicóticos agudizados
É responsabilidade do médico assistente tomar a decisão e orientar o encaminhamento para o serviço apropriado, conforme sua avaliação.
Editor
494
edições