<span style==Classe terapêutica=="font-size:small;color:blue"> Medicamento Sujeito a Controle Especial - Este medicamento pertence à '''lista C1''' da Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998 <ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/svs/1998/prt0344_12_05_1998_rep.html Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998] </ref>.
<span style="font-size:small;color:blue">Validade da receita: 30 dias. <span style="font-size:small;color:blue">Prescrição máxima: quantidade para o tratamento correspondente a no máximo 60 dias. <span style="font-size:small;color:blue"> Para informações complementares consulte o item [[Prescrições Médicas]] na página principal. As substâncias presentes na Portaria nº 344/98 necessitam de controle mais rigoroso uma vez que apresentam ação no sistema nervoso central com capacidade de causar dependência física ou psíquica; assim como podem ser abortivas ou altamente teratogênicas. Além disso, em alguns casos são utilizadas para fabricação de entorpecentes e psicotrópicos ou são classificadas como substâncias anabolizantes. == Registro na Anvisa == '''SIM''' '''Categoria:''' medicamento '''Classe terapêutica:''' anti-inflamatórios <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/2528711?substancia=19378&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Celebra ® - Registro ANVISA] </ref> == Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) == Anti-inflamatórioinflamatórios e antirreumáticos <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=M01&showdescription=no Grupo ATC] </ref> - M01AH01 <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=M01AH01 Código ATC] </ref>
==Nomes comerciais==
Celebra®, Cibex ®, Coques ®, Coxizy ®, Dicoxibe ®, Ducox ®, Foxis ®, Movydia ®, Parzo ® == Indicações == O medicamento '''celecoxibe''' está indicado para o tratamento dos sinais e sintomas da osteoartrite (OA) e da artrite reumatoide (AR); alívio dos sinais e sintomas da espondilite anquilosante (EA); alívio da dor aguda (principalmente no pós-operatório de cirurgia ortopédica ou dental e em afecções musculoesqueléticas), alívio dos sintomas da dismenorreia primária e da lombalgia <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=188300086 Bula do medicamento Celebra ® - Bula do Profissional] </ref>. == Informações sobre o medicamento==
==Principais informações==O medicamento '''celecoxibe não pertence''' ao elenco da [https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME (2024)], que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http://infosus.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
[[Celecoxibe]] está indicado para o tratamento dos sinais e sintomas da osteoartrite e artrite reumatoide; alívio dos sinais e sintomas da espondilite anquilosante; alívio da dor aguda (principalmente == Alternativas terapêuticas disponíveis no pós-operatório de cirurgia ortopédica ou dental e em afecções músculo-esqueléticas), alívio dos sintomas de dismenorreia primária e de lombalgia <ref> [http://www.anvisa.gov.br/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacaoSUS =5705172013&pIdAnexo=1697202 Bula do Medicamento] </ref>.
[[Celecoxibe]] é um anti-inflamatório não esteroidal Os seguintes medicamentos (AINE''clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo'') pertencente à classe dos inibidores seletivos '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da cicloxigenase 2 Assistência Farmacêutica (COXIBCBAF), com a vantagem de não lesar sítios gástricos ou renais. Porém, a atividade anti-inflamatória é tão eficaz quanto alguns dos AINEs não seletivos e pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (diclofenacoCEAF) para o tratamento da artrite reumatoide e da espondilite anquilosante ''' <ref> http[https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/HSE_URM_ANF_0104relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf WANNMACHER, LRENAME 2024] </ref><ref>[https://www.; BREDEMEIER, Mgov. Antiinflamatórios nãobr/conitec/pt-esteróidesbr/midias/protocolos/20211112_portaria_conjunta_16_pcdt_ar.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Artrite Reumatoide e da Artrite Idiopática Juvenil] </ref><ref>[https: uso indiscriminado de inibidores seletivos de cicloxigenase-2//www. Uso Racional de Medicamentos: temas selecionados, vgov. br/conitec/pt-br/midias/protocolos/20210428_pcdt-espondilite-ancilosante-1, n. 2, jan/2004 pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Espondilite Ancilosante] </ref>.:
==Informações sobre o medicamento/alternativas==* [[Ibuprofeno]] (CBAF)
* [[CelecoxibeNaproxeno]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.(CEAF)
Alternativamente, '''''Importante:''''' As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam os antiinflamatórios analgésicos [[ibuprofeno]] 200mgindicações clínicas previstas na bula do medicamento, 600mg e 20mg/ml, [[ácido acetilsalicílico]] 500mg e têm como propósito nortear os alnalgésicos e antitérmicos [[paracetamol]] 500 mg e 200mg/ml e [[Dipirona sódica]] 500mg/mlusuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, pois são integrantes da deverá ser consultada a Relação Nacional Municipal de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012de cada município, pois conforme o Art. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios27, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização destes medicamentos é obrigatória§1º, de acordo com a do [http://portalses.saudewww.scplanalto.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=4895&Itemid=128 Deliberação 192ccivil_03/_ato2011-2014/2011/CIBdecreto/11 D7508.htm Decreto nº 7.508, de 22 28 de julho junho de 2011], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT)os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de acordo com a necessidade local/regionalsaúde pública o justifiquem.
==Referências==
<references/>
'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''