Alterações

Escopolamina, butilbrometo de

325 bytes removidos, 16 maio
m
Substituição de texto - "*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''" por "'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.''''' "
==Classe terapêuticaRegistro na Anvisa ==
Antiespasmódico'''SIM''' '''Categoria:''' medicamento  '''Classe terapêutica:''' antiespasmódicos e anticolinérgicos gastrintestinais<ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/1607332?substancia=1559&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Buscopan ® - Registro ANVISA] </ref> == Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) == Medicamentos para desordens funcionais do trato gastrointestinal <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=A03&showdescription=no Grupo ATC] </ref> - A03BB01 <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=A03BB01 Código ATC] </ref>
==Nomes comerciais==
AlgexinBuscopan ®, Buscopan® Pediátrico, Colipan ®, FURP-Hioscina ®, Uni-Hioscin ®
==Principais informaçõesIndicações==
[[Escopolamina, O medicamento '''butilbrometo de|Escopolamina]] exerce atividade espasmolítica sobre a musculatura lisa do trato gastrintestinal, geniturinário e vias biliares. Está escopolamina''' é indicado para o tratamento sintomático de cólicas dos tratos gastrintestinal e geniturinário, assim como cólicas e discinesias das vias biliares. <ref> [httphttps://cdn-1consultas.consultaremediosanvisa.comgov.br/bulas#/bulario/novasq/buscopan%20profissional.pdf ?numeroRegistro=178170890 Bula do medicamentoBuscopan ® - Bula do Profissional] Acesso em: 18/10/2016</ref>.
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
[[escopolamina, O medicamento '''butilbrometo de|Escopolamina]] escopolamina não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério pertence''' ao elenco da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas[https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024. Aindapdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME (2024)], compete a esse órgão elaborar que contempla os Protocolos Clínicos medicamentos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o pacienteinsumos disponíveis no SUS. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por Também não estar padronizadose encontra na [http://infosus.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde], não é fornecido pelo Estadoexistindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
Alternativamente, as unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam os anti-inflamatórios analgésicos [[ibuprofeno]] 200mg, 600mg e 20mg/ml, [[ácido acetilsalicílico]] 500mg e os analgésicos e antitérmicos [[paracetamol]] 500 mg e 200mg/ml e [[Dipirona sódica]] 500mg/ml, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização destes medicamentos é obrigatória, de acordo com a [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gidReferências=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
==Referências==<references/>'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''
Editor, leitor
11 312
edições