==Classe terapêuticaRegistro na Anvisa ==
Antiespasmódico'''SIM''' '''Categoria:''' medicamento '''Classe terapêutica:''' antiespasmódicos e anticolinérgicos gastrintestinais<ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/1607332?substancia=1559&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Buscopan ® - Registro ANVISA] </ref> == Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) == Medicamentos para desordens funcionais do trato gastrointestinal <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=A03&showdescription=no Grupo ATC] </ref> - A03BB01 <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=A03BB01 Código ATC] </ref>
==Nomes comerciais==
AlgexinBuscopan ®, Buscopan® Pediátrico, Colipan ®, FURP-Hioscina ®, Uni-Hioscin ®
==Principais informaçõesIndicações==
[[Escopolamina, O medicamento '''butilbrometo de|Escopolamina]] exerce atividade espasmolítica sobre a musculatura lisa do trato gastrintestinal, geniturinário e vias biliares. Está escopolamina''' é indicado para o tratamento sintomático de cólicas dos tratos gastrintestinal e geniturinário, assim como cólicas e discinesias das vias biliares. <ref> [httphttps://cdn-1consultas.consultaremediosanvisa.comgov.br/bulas#/bulario/novasq/buscopan%20profissional.pdf ?numeroRegistro=178170890 Bula do medicamentoBuscopan ® - Bula do Profissional] Acesso em: 18/10/2016</ref>.
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
[[escopolamina, O medicamento '''butilbrometo de|Escopolamina]] escopolamina não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério pertence''' ao elenco da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas[https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024. Aindapdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME (2024)], compete a esse órgão elaborar que contempla os Protocolos Clínicos medicamentos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o pacienteinsumos disponíveis no SUS. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por Também não estar padronizadose encontra na [http://infosus.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde], não é fornecido pelo Estadoexistindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
Alternativamente, as unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam os anti-inflamatórios analgésicos [[ibuprofeno]] 200mg, 600mg e 20mg/ml, [[ácido acetilsalicílico]] 500mg e os analgésicos e antitérmicos [[paracetamol]] 500 mg e 200mg/ml e [[Dipirona sódica]] 500mg/ml, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização destes medicamentos é obrigatória, de acordo com a [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gidReferências=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
==Referências==<references/>'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''