<span style==Classe terapêutica=="font-size:small;color:blue"> Medicamento Sujeito a Controle Especial - Este medicamento pertence à '''lista C1''' da Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998 <ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/svs/1998/prt0344_12_05_1998_rep.html Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998] </ref>.
Antidepressivo multimodal<span style="font-size:small;color:blue">Validade da receita: 30 dias. <span style="font-size:small;color:blue">Prescrição máxima: quantidade para o tratamento correspondente a no máximo 60 dias. <span style="font-size:small;color:blue"> Para informações complementares consulte o item [[Prescrições Médicas]] na página principal. As substâncias presentes na Portaria nº 344/98 necessitam de controle mais rigoroso uma vez que apresentam ação no sistema nervoso central com capacidade de causar dependência física ou psíquica; assim como podem ser abortivas ou altamente teratogênicas. Além disso, em alguns casos são utilizadas para fabricação de entorpecentes e psicotrópicos ou são classificadas como substâncias anabolizantes. == Registro na Anvisa == '''SIM''' '''Categoria:''' medicamento '''Classe terapêutica:''' antidepressivos <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/903404?substancia=25961&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Brintellix ® - Registro ANVISA] </ref> == Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) == Psicoanalépticos <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=N06&showdescription=no Grupo ATC] </ref> - N06AX26 <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=N06AX26 Código ATC] </ref>
==Nomes comerciais==
Brintellix®, Evortia ®, Môdulix ®, Voextor ®, Vognus ®, Vorpro ®, Vurtuoso ® == Indicações == O medicamento '''bromidrato de vortioxetina''' é indicado para o tratamento do transtorno depressivo maior em adultos <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=104750052 Bula do medicamento Brintellix ® - Bula do Profissional] </ref>.
==Principais informaçõesInformações sobre o medicamento==
[[Vortioxetina, O medicamento '''bromidrato de|Vortioxetina]] é indicada para o tratamento de transtorno depressivo maior (TDM) em adultos<ref> vortioxetina não pertence''' ao elenco da [httphttps://wwwbvsms.emasaude.europagov.eubr/docsbvs/pt_PTpublicacoes/document_library/EPAR_relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais -_Product_InformationRENAME (2024)], que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http:/human/002717infosus.saude.sc.gov.br/WC500159449index.pdf Resumo das características php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos padronizados do medicamento BrintellixMinistério da Saúde]</ref>, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
A [[Vortioxetina, bromidrato de|vortioxetina]] é considerada um antidepressivo multimodal pois combina ações em um único sistema de neurotransmissores. É um inibidor de recaptação de serotonina (SSRI) que é também um agonista de 5-HT1A, um agonista parcial dos receptores 5-HT1B e um antagonista de receptores 5-HT1D, 5-HT3 and 5-HT7<ref> [http://img.medscape.com/images/822/471/822471_reprint_por.pdf Reconhecendo e gerenciando a disfunção cognitiva == Alternativas terapêuticas disponíveis no transtorno depressivo maior]</ref>.SUS ==
O transtorno depressivo maior Os seguintes medicamentos (TDM), comumente referido ''clique no nome do medicamento para consultar como depressão, é um transtorno mental caracterizado por alterações de humor e outros sintomas que interferem com a capacidade da pessoa trabalhar, dormir, estudar, comer e desfrutar de atividades outrora prazerosas. Os episódios de depressão muitas vezes se repetem ter acesso ao longo mesmo'') '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da vida de uma pessoa, embora alguns possam experimentar uma única ocorrênciaAssistência Farmacêutica (CBAF)''' <ref>[httphttps://wwwbvsms.newssaude.medgov.br/pbvs/pharma-newspublicacoes/501184/fda+aprova+nova+droga+para+o+tratamento+do+transtorno+depressivo+maiorrelacao_nacional_medicamentos_2024.htm FDA aprova nova droga para o tratamento do transtorno depressivo maiorpdf RENAME 2024]</ref>.:
Outros sinais e sintomas do TDM incluem perda de interesse em atividades usuais, mudança significativa no peso ou apetite, insônia ou sono excessivo (hipersonia), agitação psicomotora, aumento da fadiga, sentimentos de culpa ou inutilidade, raciocínio lento ou com deficiência de concentração, tentativas de suicídio ou pensamentos suicidas. Nem todas as pessoas com TDM apresentam os mesmos sintomas<ref>*[[http://www.news.med.br/p/pharma-news/501184/fda+aprova+nova+droga+para+o+tratamento+do+transtorno+depressivo+maior.htm FDA aprova nova droga para o tratamento do transtorno depressivo maiorAmitriptilina, cloridrato|Amitriptilina]]</ref>.
==Informações sobre o medicamento/alternativas==*[[Carbonato de lítio]]
O medicamento *[[VortioxetinaClomipramina, bromidrato decloridrato|vortioxetinaClomipramina]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.
Alternativamente, o SUS disponibiliza os medicamentos: *[[carbonato de lítio]] (estabilizador de humor), [[valproato de sódio]] ou [[ácido valpróico]] e [[carbamazepina]] (anticonvulsivantes), [[Amitriptilina, cloridrato|amitriptilina]], [[Clomipramina, cloridrato|clomipramina]], [[NortriptilinaFluoxetina, cloridrato|nortriptilina]] e [[Fluoxetina, cloridrato|fluoxetina]] (antidepressivos); [[haloperidol]], [[biperideno]] e [[Clorpromazina, cloridrato|clorpromazina]] (antipsicótico), [[clonazepam]] e [[diazepam]] (ansiolíticos), que são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
*[[Nortriptilina, cloridrato|Nortriptilina]]
'''''Importante:''''' As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
==Referências==
<references/>'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''