<span style==Classe terapêutica=="font-size:small;color:blue"> Medicamento Sujeito a Controle Especial - Este medicamento pertence à '''lista C1''' da Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998 <ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/svs/1998/prt0344_12_05_1998_rep.html Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998]</ref>.
Antipsicótico<span style="font-size:small;color:blue">Validade da receita: 30 dias. <span style="font-size:small;color:blue">Prescrição máxima: quantidade para o tratamento correspondente a no máximo 60 dias. <span style="font-size:small;color:blue"> Para informações complementares consulte o item [[Prescrições Médicas]] na página principal. As substâncias presentes na Portaria nº 344/98 necessitam de controle mais rigoroso uma vez que apresentam ação no sistema nervoso central com capacidade de causar dependência física ou psíquica; assim como podem ser abortivas ou altamente teratogênicas. Além disso, em alguns casos são utilizadas para fabricação de entorpecentes e psicotrópicos ou são classificadas como substâncias anabolizantes. == Registro na Anvisa == '''SIM''' '''Categoria:''' medicamento '''Classe terapêutica:''' antipsicóticos <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/1206652?substancia=856&substanciaDescricao=ARIPIPRAZOL&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Aristab ® - Registro ANVISA]</ref> == Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) == Psicolépticos <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=N05&showdescription=no Grupo ATC]</ref> - N05AX12 <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=N05AX12 Código ATC]</ref>
==Nomes comerciais==
Aipri ®, Aquarela ®, Aristab ®, Arpejo ®, Biquiz ®, Confilify ®, Harip ®, Hedd ®, Kavium ®, Sensaz ®, Toarip ® == Indicações == O medicamento '''aripiprazol''' é indicado:*Para o tratamento de esquizofrenia; *Em ''monoterapia'', para o tratamento agudo e de manutenção de episódios de mania e mistos associados ao transtorno bipolar do tipo I em adultos (com 18 anos ou mais);*Como ''terapia adjuntiva'' ao [[carbonato de lítio|lítio]] ou [[Valproato de sódio|valproato]], para o tratamento agudo de episódios de mania ou mistos associados ao transtorno bipolar do tipo I, com ou sem traços psicóticos <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=105730724 Bula do medicamento Aristab ® - Bula do Profissional]</ref>. == Informações sobre o medicamento== O medicamento '''aripiprazol não pertence''' ao elenco da [https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME (2024)], que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http://infosus.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde. == Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS == Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo'') '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) e pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF)''' <ref>[https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf RENAME 2024]</ref><ref>[https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/protocolos/pcdt_transtornoafetivobipolar_tipoi.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I]</ref><ref>[https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/protocolos/pcdt-esquizofrenia-livro-2013-1.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Esquizofrenia]</ref>: <span style="color:blue">'''Transtorno Afetivo Bipolar:'''</span> *[[Carbamazepina]] (CBAF) *[[Carbonato de lítio]] (CBAF) *[[Clozapina]] (CEAF) *[[Fluoxetina, Abilify cloridrato|Fluoxetina]] (CBAF) *[[Haloperidol]] (CBAF) *[[Lamotrigina]] (CEAF) *[[Olanzapina]] (CEAF) *[[Quetiapina]] (CEAF) *[[Risperidona]] (CEAF) *[[Valproato de sódio]] (CBAF)
==Principais informações==
[[Aripiprazol]] é indicado no tratamento de episódios agudos de esquizofrenia e manutenção da melhora clínica durante o tratamento continuado. Também é indicado no tratamento de episódios agudos de mania associados ao Transtorno Bipolar tipo I e para o tratamento de continuação (prevenção de recidivas) em pacientes com transtorno bipolar tipo I que recentemente apresentaram episódios maníacos ou mistos <refspan style="color:blue"> [http'''Esquizofrenia://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=10624552013&pIdAnexo=1905744 Bula do Medicamento] '''</refspan>.
A prevalência da esquizofrenia está estimada em 1% da população sem diferença significativa entre os sexos. Cerca de 60% a 80% dos pacientes com esquizofrenia irão melhorar com antipsicóticos convencionais (por exemplo, *[[Clorpromazina, cloridrato|clorpromazina]] e [[haloperidolClorpromazina]], que são disponibilizados pelo SUS ). Apesar disso, um percentual expressivo destes pacientes, 20% a 40%, não respondem mesmo a doses elevadas destes antipsicóticos. Este grupo de pacientes são denominados “resistentes ou refratários” à terapia e, para esses, o SUS diponibiliza os medicamentos de segunda geração, ou atípicos, incluídos no Componente Especializado de Assistência Farmacêutica ([[clozapina]], [[olanzapina]], [[quetiapina]], [[risperidona]], [[ziprasidona]]CBAF).
A busca na literatura localizou evidências de revisão sistemática da Colaboração Cochrane, que encontrou estudo comparativo da droga a apenas outros dois antipsicóticos. A revisão observou que o *[[aripiprazolClozapina]] é menos efetivo que a [[olanzapina]] e tem eficácia igual à [[risperidona]], mas com melhor tolerabilidade em termos de efeitos colaterais <ref> [http://www.unimedfesp.coop.br/caju/capitulo_52.html Komossa K, Rummel-Kluge C, Schmid F, Hunger H, Schwarz S, El-Sayeh HGG, Kissling W, Leucht S. Aripiprazole versus other atypical antipsychotics for schizophrenia. Cochrane Database of Systematic Reviews 2009]</ref>.(CEAF)
* A revisão sistemática de literatura é considerada, atualmente, o melhor método de pesquisa para o conhecimento das evidências científicas disponíveis para responder se uma conduta em saúde tem efetividade, eficiência e segurança. Trata-se de um estudo fundamental, que avalia e sintetiza estudos primários [[Haloperidol]] (pesquisas originaisCBAF) publicados, com métodos claros, específicos e reprodutíveis.
Concluindo, o *[[aripiprazolHaloperidol, decanoato|Decanoato de haloperidol]] é tão efetivo para o tratamento da esquizofrenia refratária quanto os medicamentos já incorporados ao SUS, devendo ser considerado apenas em casos excepcionais de intolerância aos efeitos colaterais das drogas fornecidas pelo SUS.(CBAF)
==Informações sobre o medicamento/alternativas==*[[Olanzapina]] (CEAF)
O *[[aripiprazolQuetiapina]] não está incluído no Rol de Medicamentos do SUS e apresenta custo mensal aproximado de R$ 750 a R$1.000, dependendo da dosagem necessária. (CEAF)
Os antipsicóticos disponíveis para tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são os de primeira geração, ou convencionais ([[Clorpromazina, cloridrato|clorpromazina]] e *[[haloperidolRisperidona]]). Este medicamentos são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAMECEAF) 2012, sua aquisição e distribuição é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
Ainda, a [[Olanzapina]] 5 mg e 10 mg / [[Clozapina]] 25 mg e 100 mg / [[Quetiapina]] 25mg, 100mg, 200mg e 300mg/ [[Risperidona]] 1mg, 2mg e 3mg (comprimidos) / *[[Ziprasidona]] 40 e 80 mg são disponibilizado pelo Ministério da Saúde, através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, para o tratamento da esquizofrenia refratária (CID 10 F20.0, F20.1, F20.2, F20.4, F20.5, F20.6, F20.8CEAF), segundo critérios estabelecidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.
O acesso ao Componente Especializado '''''Importante:''''' As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da Assistência Farmacêutica se dá através plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de abertura Medicamentos Essenciais de processo de solicitação de medicamentocada município, devendo pois conforme o paciente ouArt. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto nº 7.508, na sua impossibilidadede 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o seu cuidadoracesso do usuário à assistência farmacêutica, dirigir-se ao Centro desde que questões de Custo para este Componente, ao qual saúde pública o município onde reside está vinculadojustifiquem.
==Referências==
<references/>
'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''