Alterações

Sorbitol + laurilsulfato de sódio

1 329 bytes adicionados, 16 maio
m
Substituição de texto - "*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''" por "'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.''''' "
==Classe terapêuticaRegistro na Anvisa ==
Laxante '''SIM''' '''Categoria:''' medicamento '''Classe terapêutica:''' laxantes <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/1251298?substancia=5820&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Enemin ® - Registro ANVISA]</ref> == Classificação Anatômica Terapêutica Química (enemaATC)== Medicamentos para constipação <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=A06&showdescription=no Grupo ATC] </ref> - A06AG11 <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=A06AG11 Código ATC] </ref>
==Nomes comerciais==
MinilaxEnemin ®
==Principais informaçõesIndicações ==
[[Sorbitol O medicamento em associação '''sorbitol + laurilsulfato de sódio]] ''' é um laxativo osmótico que promove a fluidificação ou amolecimento do material fecal, o que causa distensão da parede esvaziamento intestinal, estímulo . É indicado em casos de constipação e pode ser utilizado no preparo para a contração da musculatura e evacuaçãorealização de exames de cólon <ref>[httphttps://wwwconsultas.anvisa.gov.br/datavisa#/fila_bulabulario/q/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=5328782014&pIdAnexonumeroRegistro=2108718 106890199 Bula do medicamentoEnemin ® - Bula do Profissional]</ref>.
É indicado como laxante no tratamento da constipação intestinal. Auxilia na normalização do ritmo intestinal no pós-operatório e no período pós-parto e pode ser usado para promover == Informações sobre o esvaziamento intestinal no preparo para realização de anuscopia, retoscopia, partos e urografia excretora<ref[>http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacaomedicamento=5328782014&pIdAnexo=2108718 Bula do medicamento]</ref>.
==Informações sobre o O medicamentoem associação '''sorbitol + laurilsulfato de sódio não pertence''' ao elenco da [https:/alternativas==/bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME (2024)], que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http://infosus.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
[[Sorbitol + laurilsulfato de sódio]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido == Alternativas terapêuticas disponíveis no momento.SUS ==
Como alternativa, o Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo'') '''estão disponíveis no âmbito do SUS fornece os medicamentos pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF)''' <ref>[https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf RENAME 2024] </ref>: *[[Cáscara sagrada]]*[[Glicerol]] enema 120 mg/mL e supositório 72 mg, e *[[Lactulose]]*[[Óleo mineral]] 100 mL*[[Plantago Ovata Forssk]]*[[Sulfato de magnésio]] - pó para solução oral '''''Importante:''''' As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, pois são integrantes e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Nacional Municipal de Medicamentos Essenciais (RENAME) de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípioshtm Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011], os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestãoentes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
==Referências==
 <references/>'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''
Editor, leitor
11 315
edições