A Psicopedagogia psicopedagogia é a área do conhecimento cujo enfoque está no processo um campo de aprendizagem do indivíduo, construído a partir da interação atuação em Saúde e Educação que lida com o meio. Para tanto, este processo é analisado de modo globalaprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando o sujeito nos aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, familiares e escolares. A psicopedagogia nasceu como uma ocupação empírica pela necessidade de atender as crianças com dificuldades na aprendizagem, cujas causas eram estudadas pela medicina e pela psicologia. Com o decorrer a influência do tempo o que inicialmente foi uma ação subsidiária destas disciplinasmeio – família, perfilou-se como um conhecimento independente escola e complementar, possuidor de um objeto de estudo (o processo de aprendizagem) e de recursos diagnósticossociedade – no seu desenvolvimento, corretores e preventivos utilizando procedimentos próprios *da psicopedagogia.
'''Tem caráter interdisciplinar a partir da articulação Para tanto, este processo é analisado de áreas modo global, considerando o sujeito nos aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, familiares e escolares. A psicopedagogia nasceu como uma ocupação empírica pela necessidade de conhecimentos afinsatender as crianças com dificuldades na aprendizagem, cujas causas eram estudadas pela medicina e pela psicologia. Com o decorrer do tempo o que inicialmente foi uma ação subsidiária destas disciplinas, dentre elas: pedagogiaperfilou-se como um conhecimento independente e complementar, psicologiapossuidor de um objeto de estudo (o processo de aprendizagem) e de recursos diagnósticos, fonoaudiologia corretores e medicina em suas especificidadespreventivos próprios.'''
A literatura recente aponta Portanto, '''tem caráter interdisciplinar a participação do profissional psicopedagogo tanto no âmbito escolar quanto no âmbito clínico, e que esse profissional por meio de sua prática promove melhorias no processo de ensino aprendizagem partir da articulação de alunos com TEA. Além áreas de colaborar com o processo de ensino-aprendizagemconhecimentos afins, contribui significativamente para a inclusão escolar desses alunosdentre elas: pedagogia, podendo atuar no desenvolvimento da aprendizagempsicologia, linguagem fonoaudiologia e das relações sociais **medicina em suas especificidades.'''
A literatura recente aponta a participação do profissional psicopedagogo tanto no '''âmbito escolar''' quanto no '''âmbito clínico''', e que esse profissional por meio de sua prática promove melhorias no processo de ensino aprendizagem de indivíduos com TEA. Além de colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, contribui significativamente para a inclusão escolar desses alunos, podendo atuar no desenvolvimento da aprendizagem, linguagem e das relações sociais.
03Na psicopedagogia clínica, o diagnóstico psicopedagógico é o ponto de partida do trabalho do psicopedagogo.01A devolutiva é o momento onde tudo o que se foi recebido do cliente e de seus responsáveis é “devolvido” em forma de diagnósticos e/ou orientações.07O informe psicopedagógico é o documento que o psicopedagogo elabora ao término da avaliação ou de um acompanhamento psicopedagógico. Por meio dele é possível passar informações sobre o processo que foi realizado com o cliente, encaminhamentos para profissionais e orientações à escola e aos pais.005-9 - ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGOGICO DE PACIENTE EM REABILITACAO
== Psicopedagogia no SUS: ==
O atendimento na especialidade é previsto no SUS, sendo encontrado na Tabela SIGTAP como: 03.01.07.005-9 - ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGOGICO DE PACIENTE EM REABILITACAO.
A psicopedagogia é um serviço oferecido pelo SUS, principalmente no contexto da reabilitação, mas também pode ser acessada através de outros canais, como os CAPS e as UBS. O acompanhamento psicopedagógico de pacientes em reabilitação é um exemplo de serviço previsto no sistema, conforme a Tabela SIGTAP.
* '''Referências Bibliográfica:''' VISCA, J. Clínica Psicopedagógica: epistemologia convergente. Porto Alegre: Artes médicas, 1987.** DA SILVA BARCELOS, Kaio; MARTINS, Morgana de Fátima Agostini. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. Revista Valore, v. 8, p. 8054, 2023. http://sigtap.datasus.gov.br/tabela-unificada/app/sec/inicio.jsp