A Psicopedagogia psicopedagogia é a área do conhecimento cujo enfoque está no processo um campo de aprendizagem do indivíduo, construído a partir da interação com o meio. Para tanto, este processo é analisado de modo global, considerando o sujeito nos aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, familiares atuação em Saúde e escolares. A psicopedagogia nasceu como uma ocupação empírica pela necessidade de atender as crianças Educação que lida com dificuldades na aprendizagem, cujas causas eram estudadas pela medicina e pela psicologia. Com o decorrer do tempo o que inicialmente foi uma ação subsidiária destas disciplinas, perfilou-se como um conhecimento independente e complementar, possuidor de um objeto de estudo (o processo de aprendizagem) humana; seus padrões normais e de recursos diagnósticospatológicos, corretores e preventivos próprios*'''Tem caráter interdisciplinar a partir da articulação de áreas de conhecimentos afins, dentre elas: pedagogia, psicologia, fonoaudiologia e medicina em suas especificidades.''' A literatura recente aponta considerando a participação influência do profissional psicopedagogo tanto no âmbito escolar quanto no âmbito clínicomeio – família, escola e que esse profissional por meio de sua prática promove melhorias sociedade – no processo de ensino aprendizagem de alunos com TEA. Além de colaborar com o processo de ensino-aprendizagemseu desenvolvimento, contribui significativamente para a inclusão escolar desses alunos, podendo atuar no desenvolvimento utilizando procedimentos próprios da aprendizagem, linguagem e das relações sociaispsicopedagogia.**
Para tanto, este processo é analisado de modo global, considerando o sujeito nos aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, familiares e escolares.
A psicopedagogia nasceu como uma ocupação empírica pela necessidade de atender as crianças com dificuldades na aprendizagem, cujas causas eram estudadas pela medicina e pela psicologia. Com o decorrer do tempo o que inicialmente foi uma ação subsidiária destas disciplinas, perfilou-se como um conhecimento independente e complementar, possuidor de um objeto de estudo (o processo de aprendizagem) e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios.
03Portanto, '''tem caráter interdisciplinar a partir da articulação de áreas de conhecimentos afins, dentre elas: pedagogia, psicologia, fonoaudiologia e medicina em suas especificidades.01.07.005-9 - ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGOGICO DE PACIENTE EM REABILITACAO'''
A literatura recente aponta a participação do profissional psicopedagogo tanto no '''âmbito escolar''' quanto no '''âmbito clínico''', e que esse profissional por meio de sua prática promove melhorias no processo de ensino aprendizagem de indivíduos com TEA. Além de colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, contribui significativamente para a inclusão escolar desses alunos, podendo atuar no desenvolvimento da aprendizagem, linguagem e das relações sociais.
Na psicopedagogia clínica, o diagnóstico psicopedagógico é o ponto de partida do trabalho do psicopedagogo. A devolutiva é o momento onde tudo o que se foi recebido do cliente e de seus responsáveis é “devolvido” em forma de diagnósticos e/ou orientações. O informe psicopedagógico é o documento que o psicopedagogo elabora ao término da avaliação ou de um acompanhamento psicopedagógico. Por meio dele é possível passar informações sobre o processo que foi realizado com o cliente, encaminhamentos para profissionais e orientações à escola e aos pais.
* == Psicopedagogia no SUS: ==O atendimento na especialidade é previsto no SUS, sendo encontrado na Tabela SIGTAP como: 03.01.07.005-9 - ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGOGICO DE PACIENTE EM REABILITACAO. A psicopedagogia é um serviço oferecido pelo SUS, principalmente no contexto da reabilitação, mas também pode ser acessada através de outros canais, como os CAPS e as UBS. O acompanhamento psicopedagógico de pacientes em reabilitação é um exemplo de serviço previsto no sistema, conforme a Tabela SIGTAP. '''Referências Bibliográfica:''' VISCA, J. Clínica Psicopedagógica: epistemologia convergente. Porto Alegre: Artes médicas, 1987.** DA SILVA BARCELOS, Kaio; MARTINS, Morgana de Fátima Agostini. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. Revista Valore, v. 8, p. 8054, 2023. http://sigtap.datasus.gov.br/tabela-unificada/app/sec/inicio.jsp