Alterações

Curativos

1 159 bytes removidos, 17h30min de 15 de abril de 2025
Curativos e Coberturas
==Cicatrização==
Deve-se frisar que, para a resolução de uma ferida o organismo e a área cruenta devem ter condições favoráveis. As condições clínicas desfavoráveis devem ser sanadas ou melhoradas para que se possa facilitar e acelerar a evolução natural do processo de cicatrização da ferida. Os distúrbios sistêmicos estão relacionados com as condições gerais do individuo, que influenciam no tempo e na qualidade da cicatrização (BORGES et al., 2008). Dentre outros fatores que influenciam no processo de cicatrização, destacamos a idade do indivíduo, a obesidade, oxigenação do local da ferida (irrigação sanguinea), efeitos adversos de outros medicamentos, tabagismo, estresse/ansiedade e o estado nutricional.
==Avaliação da ferida influencia diretamente na escolha do curativo==
==O que o médico deve informar ao solicitar curativo==
- '''elaboração de um histórico detalhado do quadro clínico do paciente''': descrevendo a data de início da ferida, evolução, tratamentos já realizados;
- '''exame subjetivo''':
- medições da ferida: Locallocal, Tamanho tamanho e Profundidadeprofundidade;
- características do leito da ferida: tais como tecido necrótico, tecido de granulação ou infecção;
==Curativos e Coberturas==
A cobertura a ser utilizada deve ser biocompatível, proteger a ferida das ações externas físicas, químicas e bacterianas, manter o leito da ferida continuamente úmido e a pele ao redor seca, eliminar e controlar exsudatos e tecido necrótico mediante sua absorção, deixar uma mínima quantidade de resíduos na lesão, ser adaptável a difíceis localizações e ser de fácil aplicação e retirada (JORGE;DANTAS, 2005; GNEAUPP, 2000).
Existem atualmente Cada ferida deve ser avaliada individualmente, conforme sua causa, evolução, estado atual, e o curativo a ser escolhido deve ser compatível com a situação apresentada, e reavaliado conforme a evolução de cada caso, por profissional habilitado. Também, fatores como dor local, causa da ferida, doenças associadas no mercado inúmeras coberturas e curativosindivíduo, presença ou não de infecção local, com essa finalidadedevem ser avaliadas de forma simultânea, mas se faz necessário uma avaliação rigorosa favorecendo a boa evolução do tratamento da ferida.
Além de considerar os fatores individuais de cada paciente, deve se considerar o custo x benefício do tratamento, e condições disponíveis para que o tratamento seja efetivamente realizado e orientações de cuidados domiciliares.Existem atualmente no mercado inúmeras coberturas e curativos com essa finalidade, cada um com suas características que atuam mais em certos aspectos da ferida. Após a limpeza do ferimento, o profissional de saúde habilitado o cobre com um novo curativo. A maioria dos ferimentos é mantida úmida, por exemplo, com compressas úmidas. Mas os seguintes tipos de curativos podem ser usados: como filmes, gazes, curativos de hidrogel, curativos hidrocolóides, curativos contendo prata ou alginatos e curativos de espuma. Os curativos são usados ​​para remover o excesso de fluido da ferida e protegê-la de infecções, propiciando/facilitando a reepitelização e cicatricação. Geralmente, permanecem na ferida por vários dias. Os curativos devem ser trocados se ficar claro que não conseguem absorver mais secreções da ferida, em caso de sujidade, e se escorregarem ou se houver vazamento de fluido da bandagem. Não está claro se certos tipos de curativos são melhores do que outros. '''Seguem algumas opções de curativos ou produtos de uso tópico para feridas:'''
----
*<span style="font-size:large;color:Red">''ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS – AGE''</span>
- Feridas Crônicas infectadas ou com biofilme.
*<span style="font-size:large;color:Red">''FILME TRANSPARENTE''</span>
*<span style="font-size:large;color:Red">''FILME ADESIVO TRANSPARENTE''</span> Filme de poliuretano, transparente, elástico, semipermeável, aderente a superfícies secas.Proporciona ambiente úmido, favorável a cicatrização; Possui permeabilidade seletiva, permitindo a difusão gasosa e evaporação de água; Impermeável a fluidos e microorganismos.
'''Indicação:'''
- Fixação de cateteres vasculares(quando apresentação estéril do filme adesivo);
- Proteção de pele íntegra; - Prevenção de ulcera de pressão;
- Cobertura de incisões cirúrgicas limpas com pouco ou nenhum exsudato.
 
'''Tipos de Feridas:'''
 
- Incisões cirúrgicas;
 
- Inserções de cateteres vasculares.
 
'''Contra - indicação:'''
 
- Feridas com muito exsudato;
 
- Feridas infectadas.
 
'''Frequência de Troca:'''
 
- Trocar quando perder a transparência, descolar da pele ou se houver sinais de infecção.
*<span style="font-size:large;color:Red">''GAZE NÃO ADERENTE''</span>
Preservar o tecido Gaze embebida em granulação. Não adere ao leito da produto lubrificante, que facilita a troca e não adesão do curativo à ferida. Gaze não aderente de Acetato de Celulose Impregnada com Petrolato. Gaze não aderente de fibras de Poliéster Hidrófobo impregnada com Ácido Graxo Essencial. Gaze não aderente de fibras de Poliéster Hidrófobo impregnada com Aloe Vera. Gaze não aderente de fibras de Poliéster Hidrófobo impregnada com Ácido Hialurônico. Gaze não aderente de fibras de Poliéster Hidrófobo impregnada de Ácido Hialurônico e Sulfadiazina de Prata.
'''Indicações'''
*<span style="font-size:large;color:Red">''HIDROCOLÓIDE PLACA''</span>
Camada externa: espuma Curativo à base de poliuretano; Camada interna: gelatinaCarboximetilcelulose, e/ou pectina & carboximetilcelulose sódicae/ou gelatina. Estimula a angiogênese e Quando o desbridamento autolítico; Acelera curativo entra em contato com o processo exsudado da ferida, a camada hidrocolóide forma um gel coesivo, proporcionando um ambiente de cicatrização úmido. O filme de granulação tecidualpoliuretano é impermeável à água, bactérias e contaminação externa.
'''Indicação:'''
*<span style="font-size:large;color:Red">''HIDROCOLÓIDE GELHIDROGEL''</span>
Gel transparente, incolor, hidroativo, amorfo, composto por: Água de água purificada, carboximetilcelulose e alginato de sódio. Hidrogel amorfo e transparente (77,7%promovendo acesso visual da ferida); Carboximetilcelulose - CMC (2estéril composto por polímero de amido modificado,3%); Propilenoglicol – PPG (20%); Pectina;Podemos encontrar o hidrogel com os quatro componentesglicerol e água purificada, ou com apenas alguns deles. Amolece e remove o tecido desvitalizado através capacidade de doação de desbridamento autolítico; Água: mantém o meio úmido; CMC: facilita a reidratação celular umidade e realizar o desbridamento; PPG: estimula a liberação de exsudato; Pectina: absorve a água formando soluções coloidais viscosas e opalescentes (gel) com propriedades protetoras sobre as mucosasdebridamento autolitico.
'''Indicação:'''
- Feridas infectadas: no máximo a cada 24 horas ou de acordo com a saturação da cobertura secundária.
 
 
*<span style="font-size:large;color:Red">''HIDROCOLÓIDE E ALGINATO DE CÁLCIO''</span>
 
- A hidrofibra associada a Prata pode permanecer até 14 dias na lesão.
 
 
*<span style="font-size:large;color:Red">''POLÍMERO SPRAY CICATRIZANTE''</span>
 
 
*<span style="font-size:large;color:Red">''PRATA NANOCRISTALINA IMPREGNADA''</span>
 
 
*<span style="font-size:large;color:Red">''PRESSÃO NEGATIVA CONTROLADA''</span>
 
 
*<span style="font-size:large;color:Red">''PROTETOR CUTÂNEO''</span>
 
 
Curativo de barreira para a pele, em forma de creme, composto de suavizante à base de glicerol e agente de silicone, estabilizador de pH de pele para proteção e o tratamento da pele seca irritada por secreções corporais agressivas, produzidas por ostomias ou incontinências.
 
'''Indicação:'''
 
- Proteção e tratamento da pele seca irritada por secreções corporais agressivas, produzidas por estomas e incontinências e nas áreas perilesionais.
 
'''Contra-indicação:'''
 
- Leito de feridas
 
'''Frequência de troca:'''
 
- Diária.
 
*<span style="font-size:large;color:Red">''SULFADIAZINA DE PRATA''</span>
 Sulfadiazina A sulfadiazina de Prata a 1% hidrofílica, é um fármaco, com efeito, bacteriostático, derivado das sulfamidas de uso tópico. O íon Seus íons de prata causa causam precipitação de proteínas e age agem diretamente na membrana citoplasmática da célula bacteriana, exercendo açãobacteriana imediata e ação bacteriostática residual pela liberação de pequenas quantidades de prata iônica.
'''Indicação:'''
- Retirar o excesso de pomada remanescente a cada troca de curativo.
 
----
 
 
*<span style="font-size:large;color:Red">''SULFADIAZINA DE PRATA E NITRATO CÉRICO''</span>
 
 
*<span style="font-size:large;color:Red">''SULFADIAZINA DE PRATA E ÁCIDO HIALURÔNICO''</span>
==Referência==
 
BMJ Best Practice. Insuficiência venosa crônica. Disponível em: http://brasil.bestpractice.bmj.com/best-practice/monograph/507/highlights/summary.html . Acessado em: 7/10/2014
 
Site Feridólogo: http://www.feridologo.com.br/
Apostila sobre curativos – Maria Genilde das Chagas Araújo Campos (2012) Disponível em:
Rev. da SPDV 69 (3) 2011. Educação médica continuada – Cicatrização de feridas. André Laureano, Ana Maria Rodrigues. Disponível em:
http://revista.spdv.com.pt/index.php/spdv/article/viewFile/71/91
 
BORGES, Eline L.; SAAR, Sandra R. C.; LIMA, Vera L. A. N; GOMES, Flávia S.L.;
MAGALHÃES, Miryn B. B. Feridas: como tratar. Belo Horizonte: Coopmed, 2008. Disponível em:
http://www.unilestemg.br/enfermagemintegrada/artigo/v4_2/06-ANALISE-DA-TECNICA-DO-CURATIVO-NO-TRATAMENTO-DE-FERIDAS-EM-UNIDADES-DE-ATENCAO-PRIMARIA-A-SAUDE-NO-MUNICIPIO-DE-CORONEL-FABRICIANO-MG(FONTES;GAMA).pdf
Propedêutica do Processo de cuidar na Saúde do Adulto – Fisiologia da Cicatrização – Prof Daniele Domingues. Disponível em:
Caderno de enfermagem em ortopedia: Curativos orientações básicas. Ministerio da saúde, maio 2006. Disponível em:
https://pt.scribd.com/doc/38100663/CADERNO-DE-ENFERMAGEM-EM-ORTOPEDIA-CURATIVOS-E-ORIENTACOES-BASICAS
 
Site Convatec. Disponível em:
http://www.convatec.com.br/887ae330-e445-412e-8e53-46c84b1b4686.aspx
Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Feridas cutâneas: a escolha do curativo adequado. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-69912008000300013&script=sci_arttext
Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Avaliação do uso tópico do metronidazol no processo de cicatrização de feridas: um estudo experimentalCurativos Secretaria Saúde Distrito Federal. Disponível em:httphttps://www.scielosaude.df.gov.br/scielodocuments/37101/0/Indica%C3%A7%C3%A3o+dos+Curativos.phppdf/3453272e-d30a-dd41-c483-0753720bb61c?scriptt=sci_arttext&pid=S01001664212831951 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK326436/#i2706.behandlung-69912010000500009ko.whatarethepainmanage
Editor, leitor
940
edições