Alterações

Método Cuevas-Medek

2 092 bytes adicionados, 13h39min de 15 de abril de 2025
Tratamento no SUS
==Tratamento no SUS==
 
Aduz-se que o que consta na tabela do SUS são os atendimentos de reabilitação realizados pelos profissionais de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional sem que estes tenham necessariamente a formação no método Cuevas-Medek, ou outra e sim a graduação nos respectivos cursos, bem como a vinculação aos seus respectivos conselhos profissionais. E, no âmbito deste sistema, cabe a este apenas oferecer o serviço, ficando os métodos e técnicas a serem aplicados sob competência dos profissionais, que tendo formação generalista de acordo com as matrizes curriculares propostas pelo Ministério da Educação, são aptos a aplicar recursos específicos de cada profissão a todos os casos. Ficando também a cargo destes, optarem por qual '''método complementar de tratamento''' é o de melhor eficácia para cada caso em especial, desde que tenham conhecimento e formação na técnica a ser aplicada.
 
O médico tem autonomia para indicar ou não tratamento fisioterápico ao seu doente, respeitada a legislação vigente e as práticas cientificamente reconhecidas. Esta indicação e prescrição devem ser do tipo de fisioterapia: cardiovascular, respiratória, neurológica. O método e as técnicas fisioterápicas podem ficar a encargo do fisioterapeuta.
==Embasamento científico==
Foi realizada busca ativa Quanto ao Método Cuevas Medek Exercises (CME), a Nota Técnica n. 49.095, elaborada pelo NAT-JUS/PR, em algumas bases 12/10/2021, disponível no banco de dados e de pesquisa E-natjus do CNJ, conclui que não há evidência científica, a saberjustificar a sua prescrição e que: Pubmeda) "Considerando os efeitos do Método CME, Scieloas evidências científicas são restritas, Portal com um número extremamente limitado de Periódicos CAPESartigos publicados (pesquisas realizadas nas principais bases de dados MEDLINE via PubMed, PEDro. '''Não foram encontradas literaturas indexadas sobre o MÉTODO CUEVAS MEDEK EXERCISES'''.<br>SciELO e LILACS)";b) "A busca no LILACs revelou dois artigos datados ABRAFIN (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL) emitiu parecer em que " não pode afirmar que o Método possa resultar em efeitos superiores, semelhantes ou inferiores aos demais recursos cinesioterapêuticos da área de 1996 fisioterapia neurofuncional na criança e publicados na revista chilena ''Kinesiología'' adolescência." No mesmo diapasão, é a também recente nota técnica n. 48.074, elaborada pelo NAT-JUS/RS, em que13/10/2021, através disponível no banco de dados E-natjus do resumo (artigo não disponível)CNJ, com conclusão desfavorável, é possível observar assentando que não "as poucas evidências científicas até o presente momento, em relação ao método Cuevas Medeck, são ensaios clínicos randomizados e controladosde pouca consistência científica, mas sim não se podendo chegar a descrição do método dividida em duas partesconclusão sobre real eficácia e não há estudos comparativos com as terapias ditas padrão".
==Conclusão==
==Fontes==
http://www.cuevasmedek.com/<br>ABRAFIN. Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional. GuarapuavaRio de Janeiro/PRRJ. Março de 2015. https://sistemas.cfm.org.br/normas/arquivos/pareceres/PR/2017/2613_2017.pdf
Editor, leitor
1 083
edições