Mudanças entre as edições de "Testosterona solução tópica"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Classe terapêutica== Hormônio ==Nomes comerciais== Axeron ==Principais informações== Testosterona solução tópica é um andrógeno indicado como terapia de re...')
 
m (Substituição de texto - "==Referências== <references/> *'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''" por "==Referências== <references/> '''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.''''' ")
 
(19 revisões intermediárias por 7 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Registro na Anvisa ==
  
Hormônio
+
'''Categoria:''' medicamento
 +
 
 +
'''O medicamento testosterona (solução tópica) não possui registro sanitário na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, portanto, não é produzido e comercializado em território nacional''' <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/q/?nomeProduto=Axeron Registro sanitário do medicamento Axeron ® - Registro ANVISA]</ref>.
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
Axeron
+
Axeron ®
 
 
==Principais informações==
 
 
 
[[Testosterona solução tópica]] é um andrógeno indicado como terapia de reposição para as condições associadas à deficiência ou ausência de testosterona endógena em homens adultos. Sua administração deve ser feita nas axilas<ref>[https://www.testosteronatopica.com.br/_assets/pdf/bula_axeron_product.pdf Bula do medicamento]</ref>.
 
 
 
Andrógenos endógenos (hormônios masculinos), incluindo a testosterona e a diidrotestosterona (DHT), são responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento normais dos órgãos sexuais masculinos e pela manutenção das características sexuais secundárias. Esses efeitos incluem o crescimento e maturação da próstata, vesículas seminais, pênis e escroto; desenvolvimento da distribuição capilar masculina, como pêlos faciais, pubianos, peitorais e axilares; aumento da laringe, espessamento das cordas vocais, alterações na musculatura corporal e distribuição de gordura<ref>[https://www.testosteronatopica.com.br/_assets/pdf/bula_axeron_product.pdf Bula do medicamento]</ref>.
 
 
 
O hipogonadismo masculino (diminuição da secreção interna dos testículos) resulta da secreção insuficiente de testosterona e é caracterizado por baixas concentrações séricas deste hormônio. Os sinais e sintomas associados com o hipogonadismo masculino incluem disfunção erétil e redução no desejo sexual, fadiga (cansaço) e perda de energia, humor deprimido, regressão das características sexuais secundárias e osteoporose<ref>[https://www.testosteronatopica.com.br/_assets/pdf/bula_axeron_product.pdf Bula do medicamento]</ref>.
 
 
 
 
 
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
 
 
 
[[Testosterona solução tópica]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
 
  
 +
'''''      '''''
 
==Referências==
 
==Referências==
<references>
+
<references/>
 +
'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''

Edição atual tal como às 20h35min de 25 de março de 2025

Registro na Anvisa

Categoria: medicamento

O medicamento testosterona (solução tópica) não possui registro sanitário na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, portanto, não é produzido e comercializado em território nacional [1].

Nomes comerciais

Axeron ®

Referências

  1. Registro sanitário do medicamento Axeron ® - Registro ANVISA

As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.