<span style==Classe terapêutica=="font-size:small;color:blue"> Medicamento Sujeito a Controle Especial - Este medicamento pertence à '''lista C1''' da Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998 <ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/svs/1998/prt0344_12_05_1998_rep.html Portaria n.344, de 12 de maio de 1998] </ref>.
Ansiolítico <span style="font-size:small;color:blue">Validade da classe da azapirona (não tem relação química receita: 30 dias <span style="font-size:small;color:blue">Prescrição máxima: quantidade para o tratamento correspondente a no máximo 60 dias <span style="font-size:small;color:blue"> Para informações complementares consulte o item [[Prescrições Médicas]] na página principal. As substâncias presentes na Portaria nº 344/98 necessitam de controle mais rigoroso uma vez que apresentam ação no sistema nervoso central com capacidade de causar dependência física ou psíquica; assim como podem ser abortivas ou farmacológica com os benzodiazepínicosaltamente teratogênicas. Além disso, barbitúricos em alguns casos são utilizadas para fabricação de entorpecentes e psicotrópicos ou outros agentes psicotrópicos)são classificadas como substâncias anabolizantes. == Registro na Anvisa == '''SIM''' '''Categoria:''' medicamento '''Classe terapêutica:''' ansiolíticos simples <ref>[httphttps://wwwconsultas.medicinanetanvisa.comgov.br/bula#/medicamentos/281886?substancia=2503&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Ansitec ® - Registro ANVISA] </ref> == Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) == Psicolépticos <ref>[https:/8048/buspironaatcddd.fhi.htmno/atc_ddd_index/?code=N05&showdescription=no Grupo ATC] Bula do medicamento</ref>- N05BE01 <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=N05BE01 Código ATC] </ref>
==Nomes comerciais==
Ansitec, Buspar, Buspimen, Buspanil, Buspisal®
==Principais informaçõesIndicações ==
A O medicamento '''buspirona pertence ao grupo das azapironas ''' é indicado no tratamento de distúrbios de ansiedade, como o transtorno de ansiedade generalizada e foi lançada com a expectativa no alívio em curto prazo dos sintomas de não apresentar os inconvenientes dos benzodiazepínicos: sedação e dependência. Não induz sedaçãoansiedade, prejuízo cognitivo acompanhados ou psicomotor, dependência física ou tolerância e não interage com o álcool. de depressão <ref>[httphttps://marciocandianiconsultas.siteanvisa.medgov.br/index.asp?PageName=Buspirona] Buspirona</ref>. Embora estudos formais indiquem que buspirona não aumenta os danos induzidos pelo álcool na performance motora e mental, é prudente evitar o uso concomitante de álcool <ref>[http:/#/www.medicinanet.com.brbulario/bulaq/8048/buspirona.htm] ?numeroRegistro=100330042 Bula do medicamento Ansitec ® – Bula do profissional] </ref>.
É indicada no tratamento dos distúrbios de ansiedade, como == Informações sobre o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e no alívio a curto prazo dos sintomas de ansiedade, acompanhados ou não de depressão. <ref>[http://www.medicinanet.com.br/bula/8048/buspirona.htm] Bula do medicamento</ref>. É utilizada como segunda escolha no TAG quando existem contra-indicações para o uso de antidepressivos ou benzodiazepínicos. Além disso, é utilizada em quadros de ansiedade em pacientes idosos, normalmente mais sensíveis aos benzodiazepínicos, ou em pacientes com alto potencial de abuso ao álcool ou aos benzodiazepínicos <ref>[http://marciocandiani.site.med.br/index.asp?PageName=Buspirona] Buspirona</ref>.=
A O medicamento '''buspirona é menos eficaz não pertence''' ao elenco da [https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME (2024)], que contempla os benzodiazepínicos medicamentos e insumos disponíveis no tratamento dos sintomas somáticos e autonômicos do TAG, sendo mais indicada quando predominam os sintomas psíquicos, como preocupações, tensão e irritabilidade <ref>Connor KM, Davidson JRTSUS. Generalized anxiety disorderTambém não se encontra na [http:neurobiological and pharmacotherapeutic perspectives//infosus.saude.sc.gov.br/index. Biol Psychiatry 1998;44:1286php/Elenco_de_Medicamentos_-94</ref>_CEAF lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
==Informações sobre o medicamento/alternativasAlternativas terapêuticas disponíveis no SUS ==
A [[buspirona]] não está padronizada nos programas Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para ter acesso ao mesmo'') '''estão disponíveis no âmbito do Ministério SUS pelo Componente Básico da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programasAssistência Farmacêutica (CBAF)''' <ref>[https://bvsms.saude.gov. Por esse motivo, não poderá ser disponibilizado no momento pelo Estadobr/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf RENAME 2024]</ref>:
Cabe ressaltar que alguns municípios acrescentaram *[[buspironaClonazepam]] em sua Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME). Nesse caso, cabe ao município sua aquisição e distribuição, pois recebe recursos financeiros das três esferas em gestão. Dessa forma, deve-se consultar a Secretaria Municipal de Saúde para verificar a disponibilidade desse medicamento.
No caso de não ser disponibilizado pelo município, o SUS oferece alternativas terapêuticas para o controle da ansiedade, tais como *[[diazepamDiazepam]] e [[clonazepam]] (fármacos benzodiazepínicos), pois fazem parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013 e possuem aquisição e distribuição como responsabilidades dos municípios, os quais utilizam recursos financeiros das três esferas de gestão.
'''''Importante:''''' As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a [[REMUME]] de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
''''' '''''
==Referências==
<references/>'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''