Mudanças entre as edições de "Unoprostona isopropílica"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Classe terapêutica== Antiglaucoma ==Nomes comerciais== Rescula ==Principais informações== A unoprostona isopropílica é um derivado do decosanóide que baixa ra...')
 
m (Substituição de texto - "==Referências== <references/> *'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''" por "==Referências== <references/> '''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.''''' ")
 
(33 revisões intermediárias por 10 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Registro na Anvisa ==
  
Antiglaucoma
+
'''Categoria:''' medicamento
 +
 
 +
'''O medicamento unoprostona isopropílica não possui registro sanitário na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, portanto, não é produzido e comercializado em território nacional''' <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/q/?substancia=9315&situacaoRegistro=C Registro sanitário do medicamento didanosina - Registro ANVISA cancelado]</ref>.
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
 +
Rescula ®
  
Rescula
+
==Indicações==
 
+
O medicamento '''unoprostona isopropílica''' é indicado para a redução da pressão intraocular em pacientes com glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular que são intolerantes a outros medicamentos para redução da pressão intraocular ou insuficientemente responsivos (falha em atingir a PIO alvo determinada após múltiplas medições ao longo do tempo) a outro medicamento para redução da pressão intraocular <ref>[https://www.accessdata.fda.gov/drugsatfda_docs/label/2000/21214lbl.pdf Bula do medicamento Rescula ® - ''Food and Drug Administration'' (FDA)]</ref>.
==Principais informações==
 
 
 
A [[unoprostona isopropílica]] é um derivado do decosanóide que baixa rapidamente a pressão intra-ocular (PIO) por um novo mecanismo farmacológico. A drenagem do humor aquoso é facilitada enquanto a produção deste permanece inalterada. Estudos clínicos com a unoprostona isopropílica revelaram redução igual ou maior da atividade da PIO quando comparada à solução oftálmica de maleato de timolol à 0,5%. A unoprostona isopropílica não causa midríase, miose ou redução do fluxo sanguíneo do tecido ocular e não apresenta efeito na acomodação<ref>[http://www.buscaremedio.com.br/bula/rescula Bula do medicamento]</ref>.  
 
  
Esse medicamento está indicado para o tratamento da hipertensão ocular e glaucoma de ângulo aberto<ref>[http://www.buscaremedio.com.br/bula/rescula Bula do medicamento]</ref>.
+
== Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS ==
  
A [[unoprostona isopropílica]] possui mecanismo de ação semelhante ao do latanoprosta, aumentando o fluxo de humor aquoso sem alterar sua produção, entretanto, seu efeito hipotensor ocular é inferior ao observado com essa outra medicação. Seu efeito redutor de pressão intraocular inicia-se entre 1 e 5 dias e no máximo, pode ser observado após 3 semanas de uso, devendo ser administrado duas vezes ao dia. Foi observado que o efeito hipotensor ocular da unoprostona, em pacientes portadores de glaucoma primário de ângulo aberto (GAAP), é semelhante àquele obtido com o maleato de timolol 0,5%, assim como seus efeitos adversos<ref> [http://www.saudedireta.com.br/docsupload/1340495619PCDT%20Glaucoma.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Glaucoma]</ref>.
+
Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo'') '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) e pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) para o tratamento do glaucoma''' <ref>[https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf RENAME 2024] </ref><ref>[https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/protocolos/portaria-conjunta-no-28-pcdt-do-glaucoma.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Glaucoma]</ref>:
  
 +
*[[Acetazolamida]] (CEAF e CBAF)
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
*[[Bimatoprosta]] (CEAF)
  
Unoprostona isopropílica não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente.
+
*[[Brimonidina]] (CEAF)
  
Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
+
*[[Brinzolamida]] (CEAF)
  
Alternativamente, alguns colírios para o tratamento de glaucoma (CID10 H40.1, H40.2, H40.3, H40.4, H40.5, H40.6, H40.8, Q15.0.O) passaram a integrar o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), regulamentado pela Portaria GM/MS 1.554, de 30 de julho de 2013. O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Glaucoma foi estabelecido pela Portaria SAS/MS nº 1.279, de 19 de novembro de 2013.
+
*[[Dorzolamida]] (CEAF)
  
São disponibilizados através do CEAF os colírios:
+
*[[Latanoprosta]] (CEAF)
  
[[Acetazolamida]] 250mg (comprimidos), [[Brimonidina]] 2,0mg/mL solução oftálmica, [[Brinzolamida]] 10mg/mL suspensão oftálmica, [[Dorzolamida]] 20mg/mL solução oftálmica, [[Pilocarpina]] 20mg/mL solução oftálmica e [[Timolol, maleato de|Timolol]] 5,0mg/mL solução oftálmica. Possuem aquisição e financiamento pelas Secretarias de Estado da Saúde.
+
*[[Pilocarpina]] (CEAF e CBAF)
  
Também, as soluções oftálmicas [[Bimatoprosta]] 0,3mg/mL, [[Latanoprosta]] 0,05mg/mL e [[Travoprosta]] 0,04mg/mL possuem aquisição pelas Secretarias do Estado da Saúde e financiamento pelo Ministério da Saúde.
+
*[[Travoprosta]] (CEAF)
  
O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se à Unidade de Assistência Farmacêutica - UFAs para este Programa, a qual o município onde reside está vinculado.
+
*[[Timolol, maleato|Timolol]] (CEAF e CBAF)
  
 +
'''''Importante:''''' As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
<references>
+
<references/>
 +
'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''

Edição atual tal como às 20h31min de 25 de março de 2025

Registro na Anvisa

Categoria: medicamento

O medicamento unoprostona isopropílica não possui registro sanitário na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, portanto, não é produzido e comercializado em território nacional [1].

Nomes comerciais

Rescula ®

Indicações

O medicamento unoprostona isopropílica é indicado para a redução da pressão intraocular em pacientes com glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular que são intolerantes a outros medicamentos para redução da pressão intraocular ou insuficientemente responsivos (falha em atingir a PIO alvo determinada após múltiplas medições ao longo do tempo) a outro medicamento para redução da pressão intraocular [2].

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS

Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo) estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) e pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) para o tratamento do glaucoma [3][4]:

Importante: As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Referências

  1. Registro sanitário do medicamento didanosina - Registro ANVISA cancelado
  2. Bula do medicamento Rescula ® - Food and Drug Administration (FDA)
  3. RENAME 2024
  4. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Glaucoma

As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.