==Classe terapêuticaRegistro na Anvisa ==
Antiemético '''SIM''' '''Categoria:''' medicamento '''Classe terapêutica:''' antieméticos e antinauseantes <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/3652326?substancia=3940&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Domped ® - Registro ANVISA] </ref> == Classificação Anatômica Terapêutica Química (antagonista de dopaminaATC)== Medicamentos para transtornos funcionais do trato gastrointestinal <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=A03&showdescription=no Grupo ATC] </ref> - A03FA03 <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=A03FA03 Código ATC] </ref>
==Nomes comerciais==
Domped ®, Domperix®, Dompgran®, Dompliv®, Molidon ®, Motilium®, Motiridona ®, Peridal®, Perigite ® == Indicações ==
O medicamento '''domperidona''' é indicado para o tratamento de <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro==Principais informações==157211213 Bula do medicamento Motilium ® – Bula do profissional] </ref>:*Síndromes dispépticas frequentemente associadas a um retardo de esvaziamento gástrico, refluxo gastroesofágico e esofagite; *Sensação de empachamento epigástrico, saciedade precoce, distensão abdominal, dor abdominal alta; *Eructação, flatulência;*Náuseas e vômitos; *Azia e queimação epigástrica com ou sem regurgitação de conteúdo gástrico.
A domperidona Além disso, o medicamento é um medicamento que torna mais rápida a movimentação do alimento através do esôfagoindicado para náuseas e vômitos de origem funcional, estômago e intestinosorgânica, de tal maneira que o alimento não fique parado infecciosa ou alimentar ou induzidas por muito tempo em um mesmo localradioterapia ou tratamento medicamentoso (anti-inflamatórios, antineoplásicos), ou haja refluxo do mesmo. O controle dos sintomas é observado progressivamente com o decorrer do incluindo como indicação específica as náuseas e vômitos induzidos pelos agonistas dopaminérgicos usados no tratamento <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=478292014&pIdAnexo=1943201] Bula do medicamento</ref>da Doença de Parkinson como a L-dopa e bromocriptina.
Está indicado no tratamento de náuseas, vômitos, desconforto epigástrico e abdominal, e regurgitação (motivo pela qual é utilizada nos tratamentos de doença do refluxo gastresofágico [DRGE]) <ref>[http://www.cff.org.br/pagina.php?id=500] Domperidona: risco de arritmia ventricular e morte cardíaca súbita</ref>.= Informações sobre o medicamento==
Alguns estudos epidemiológicos demonstraram que a O medicamento '''domperidona está associada a um aumento no risco não pertence''' ao elenco da [https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf Relação Nacional de arritmia ventricular grave Medicamentos Essenciais - RENAME (2024)], que contempla os medicamentos e morte cardíaca súbitainsumos disponíveis no SUS. Esses riscos podem ser mais significantes em pacientes com idade superior a 60 anos e em pacientes que recebem doses orais diárias superiores a 30mg <ref>Também não se encontra na [http://wwwinfosus.saude.cffsc.orggov.br/paginaindex.php?id=500/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde] Domperidona: risco , não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de arritmia ventricular e morte cardíaca súbita</ref>Saúde.
Um estudo envolvendo 195 pacientes do sexo feminino em idade fértil avaliou os efeitos dos medicamentos domperidona, metoclopramida e placebo na prevenção de náuseas e vômitos == Alternativas terapêuticas disponíveis no pós operatório e comprovou que, quando comparados ao placebo, ambos mostraram efeitos antieméticos em aproximadamente metade das pacientes após cesariana. No entanto, em pacientes não obstétricas, não houve diferença estatisticamente significativa <ref>[http://www.epistemonikos.org/pt/documents/f98668e24edd084400629f26b0f714026436083e#metadata] Cooke RD, Comyn DJ, Ball RW. Prevention of postoperative nausea and vomiting by domperidone: A double-blind randomized study using domperidone, metoclopramide and a placebo. South African medical journal SUS == Suid-Afrikaanse tydskrif vir geneeskunde. 1979;56(21):827-9</ref>.
==Informações sobre o Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamentopara ter acesso ao mesmo'') '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) <ref>[https:/alternativas==/bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf RENAME 2024] </ref>''':
O medicamento *[[DomperidonaMetoclopramida, cloridrato|Metoclopramida]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.
Alternativamente, o SUS disponibiliza os medicamentos *[[MetoclopramidaOndansetrona, cloridrato|metoclopramidaOndansetrona]] nas apresentações comprimido 10mg (comprimido), 5mg/ml (solução injetável) e 4mg/ml(solução oral), integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013. A aquisição e distribuição destes medicamentos são responsabilidades dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização deste é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
Ainda'''''Importante:''''' As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, [[metoclopramidae têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, cloridrato|metoclopramida]] 10mg (comprimido) e 4mg/ml(solução oral) são disponibilizados pela rede própria do programa Farmácia Popular do Brasildeverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme Portaria o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto nº 971 7.508, de 15 28 de maio junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de 2012saúde pública o justifiquem.''''' '''''
==Referências==
<references/>'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''