<span style==Classe terapêutica=="font-size:small;color:blue"> Medicamento Sujeito a Controle Especial - Este medicamento pertence à '''lista B1''' da Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998 <ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/svs/1998/prt0344_12_05_1998_rep.html Portaria n.344, de 12 de maio de 1998] </ref>.
Ansiolítico <span style="font-size:small;color:blue">Validade da receita: 30 dias <span style="font-size:small;color:blue">Prescrição máxima: quantidade para o tratamento correspondente a no máximo 60 dias. <span style="font-size:small;color:blue"> Para informações complementares consulte o item [[Prescrições Médicas]] na página principal. As substâncias presentes na Portaria nº 344/98 necessitam de controle mais rigoroso uma vez que apresentam ação no sistema nervoso central com capacidade de causar dependência física ou psíquica; assim como podem ser abortivas ou altamente teratogênicas. Além disso, em alguns casos são utilizadas para fabricação de entorpecentes e psicotrópicos ou são classificadas como substâncias anabolizantes. == Registro na Anvisa == '''SIM''' '''Categoria:''' medicamento '''Classe terapêutica:''' ansiolíticos simples <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/583401?substancia=18678&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Fluxtar ® - Registro ANVISA] </ref> == Classificação Anatômica Terapêutica Química (benzodiazepínicoATC)== Psicolépticos <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=N05&showdescription=no Grupo ATC] </ref> - N05BA08 <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=N05BA08 Código ATC] </ref>
==Nomes comerciais==
LexotanFluxtar ®, BromalexLexma ®, BromoxonLexotan ®, Fluxtar SRSomalium ®, LexfastSulpan ® == Indicações == O medicamento '''bromazepam''' é indicado para ansiedade, Lezepantensão e outras queixas somáticas ou psicológicas associadas à síndrome de ansiedade. É indicado também para o uso adjuvante no tratamento de ansiedade e agitação associadas a transtornos psiquiátricos, Neurilam, Somalium, Uni bromazepaxcomo transtornos do humor e esquizofrenia. Os benzodiazepínicos são indicados apenas quando o transtorno submete o indivíduo a extremo desconforto e é grave ou incapacitante <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=104300040 Bula do medicamento Fluxtar ® – Bula do profissional] </ref>.
==Principais informaçõesInformações sobre o medicamento==
O medicamento '''bromazepam não pertence''' ao elenco da [[Bromazepam]https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME (2024)] é um benzodiazepínico indicado para casos de ansiedade, tensão que contempla os medicamentos e outras queixas somáticas ou psicológicas associadas à síndrome de ansiedadeinsumos disponíveis no SUS. Também pode ser usado como adjuvante no tratamento de ansiedade e agitação associadas a transtornos psiquiátricos, como transtornos do humor e esquizofrenia. Em doses baixas, reduz seletivamente a tensão e a ansiedade e em doses elevadas, tem efeito sedativo e relaxante muscular<ref>não se encontra na [http://wwwinfosus.medicinanetsaude.comsc.gov.br/bulaindex.php/1009/bromazepam.htmElenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde] Bula do medicamento</ref>, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
Como ocorre com qualquer substância psicoativa, o efeito do [[bromazepam]] pode ser intensificado pelo álcool. Se este for usado concomitantemente com outros medicamentos de ação central, tais como neurolépticos, tranqüilizantes, antidepressivos, hipnóticos, analgésicos e anestésicos, seu efeito sedativo pode ser intensificado <ref> [http://www.medicinanet.com.br/bula/1009/bromazepam.htm] Bula do medicamento</ref>.== Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS ==
==Informações sobre o Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamentopara ter acesso ao mesmo'') '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF)''' <ref>[https:/alternativas==/bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf RENAME 2024] </ref>:
O *[[bromazepamClonazepam]] não está padronizado nos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser disponibilizado no momento pelo Estado.
Cabe ressaltar que alguns municípios acrescentaram *[[bromazepamDiazepam]] em sua Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME). Nesse caso, cabe ao município sua aquisição e distribuição, pois recebe recursos financeiros das três esferas em gestão. Dessa forma, deve-se consultar a Secretaria Municipal de Saúde para verificar a disponibilidade desse medicamento.
No caso de não ser disponibilizado pelo município, o SUS oferece '''''Importante:''''' As alternativas terapêuticas para o controle da ansiedademencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, tais como [[diazepam]] e [[clonazepam]] (fármacos benzodiazepínicos, têm como o bromazepam)propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, pois fazem parte da deverá ser consultada a Relação Nacional Municipal de Medicamentos Essenciais (RENAME) de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014 e possuem aquisição e distribuição como responsabilidades dos municípios/2011/decreto/D7508.htm Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011], os quais utilizam recursos financeiros das três esferas entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de gestãosaúde pública o justifiquem.
Lembramos que todos os derivados benzodiazepínicos possuem propriedades farmacológicas semelhantes. Não existem dados que mostrem superioridade de nenhum deles como ansiolítico <ref>GUIMARÃES, F. S. Hipnóticos e ansiolíticos. In: FUCHS, F. D.; WANNMACHER, L.; FERREIRA, M. B. C. Farmacologia Clínica – Fundamentos da Terapêutica Racional. 3. ed., Guanabara Koogan, 2004, p. 564-76</ref>.''''' '''''
==Referências==
<references/>'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''