Mudanças entre as edições de "Cilostazol"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
(Principais informações)
m (Substituição de texto - "==Referências== <references/> *'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''" por "==Referências== <references/> '''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.''''' ")
 
(48 revisões intermediárias por 10 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Registro na Anvisa ==
  
Inibidor da agregação plaquetária
+
'''SIM'''
 +
 
 +
'''Categoria:''' medicamento
 +
 
 +
'''Classe terapêutica:''' antitrombótico <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/125130?substancia=2022&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Cebralat ® - Registro ANVISA] </ref>
 +
 
 +
== Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) ==
 +
 
 +
Agentes antitrombóticos <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=B01&showdescription=no Grupo ATC] </ref> - B01AC23 <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=B01AC23 Código ATC] </ref>
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
Vasogard, Vasativ, Cebralat, Claudic
+
Cebralat ®, Vasogard ®
  
==Principais informações==
+
== Indicações ==
  
[[Clopidogrel]] e [[Cilostazol]] são medicamentos inibidores da agregação plaquetária, ou antiplaquetários. As plaquetas são células sanguíneas que se agrupam durante a coagulação sanguínea, e esses medicamentos impedem esse agrupamento, e consequentemente, impedem a formação de trombos (coágulos sanguíneos). Eles agem de formas diferentes para causar a inibição da agregação plaquetária, porém pertencem a um mesmo grupo  de medicamentos, que possuem o mesmo objetivo terapêutico.
+
O medicamento '''cilostazol''' é indicado para o tratamento de doença vascular periférica, para redução do sintoma da claudicação intermitente e na prevenção da recorrência de acidente vascular cerebral (AVC) <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=100330101 Bula do medicamento Cebralat ® – Bula do profissional] </ref>.
  
Os dois medicamentos impedem que as plaquetas se agreguem. O [[clopidogrel]] faz isso inibindo seletivamente a ligação do difosfato de adenosina (ADP) ao seu receptor plaquetário e a subseqüente ativação do complexo glicoprotéico GP IIb/IIIa, produzida pelo ADP, inibindo, assim, a agregação plaquetária.
+
== Informações sobre o medicamento==
  
O [[cilostazol]] é um derivado da quinidona, inibidor da fosfodiesterase tipo III. O seu mecanismo de ação é a inibição da ação da fosfodiesterase III e supressão da degradação do AMP cíclico, como conseqüente aumento de sua concentração nas plaquetas e vasos sanguíneos, produzindo inibição da agregação plaquetária e vasodilatação.
+
O medicamento '''cilostazol não pertence''' ao elenco da [https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME (2024)], que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http://infosus.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
== Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS ==
  
O medicamento [[Cilostazol]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
+
Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo'') '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF)''' <ref>[https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf RENAME 2024]</ref>:
  
Alternativamente ao cilostazol, o medicamento [[Clopidogrel]] 75mg está inserido no Componente Básico da Assistência Farmacêutica, após pactuação realizada pela [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013]. De acordo com esta Deliberação, a aquisição e a disponibilização deste medicamento são de responsabilidade dos Municípios, que recebem o repasse financeiro do Estado, havendo obrigatoriedade de fornecimento desde de Janeiro de 2010.
+
*[[Ácido acetilsalicílico]]
 +
 
 +
*[[Clopidogrel]] ''(para pessoas com Síndromes Coronarianas Agudas via CEAF <ref>[https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2994_15_12_2011.html Portaria nº 2.994, de 13 de dezembro de 2011]</ref> e/ou via CBAF <ref>[https://www.cosemssc.org.br/wp-content/uploads/2018/10/Delibera%C3%A7%C3%A3o-CIB-5012013.pdf Deliberação 501/CIB/13, de 27 de novembro de 2013]</ref>)''
 +
 
 +
*[[Heparina sódica]]
 +
 
 +
*[[Varfarina sódica]]
 +
 
 +
'''''Importante:''''' As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
 
<references/>
 
<references/>
 +
'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''

Edição atual tal como às 20h25min de 25 de março de 2025

Registro na Anvisa

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: antitrombótico [1]

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)

Agentes antitrombóticos [2] - B01AC23 [3]

Nomes comerciais

Cebralat ®, Vasogard ®

Indicações

O medicamento cilostazol é indicado para o tratamento de doença vascular periférica, para redução do sintoma da claudicação intermitente e na prevenção da recorrência de acidente vascular cerebral (AVC) [4].

Informações sobre o medicamento

O medicamento cilostazol não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME (2024), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS

Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo) estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) [5]:

  • Clopidogrel (para pessoas com Síndromes Coronarianas Agudas via CEAF [6] e/ou via CBAF [7])

Importante: As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Referências

  1. Classe Terapêutica do medicamento Cebralat ® - Registro ANVISA
  2. Grupo ATC
  3. Código ATC
  4. Bula do medicamento Cebralat ® – Bula do profissional
  5. RENAME 2024
  6. Portaria nº 2.994, de 13 de dezembro de 2011
  7. Deliberação 501/CIB/13, de 27 de novembro de 2013

As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.