Antídotos e determinados medicamentos são essenciais ao tratamento de algumas intoxicações e não podem sofrer falhas no abastecimento, sob o risco de prejudicar a saúde e a segurança da população <ref>[https://www.scielo.br/j/csp/a/DqjNhJ6rCsqhtpc6ypGryTJ/abstract/?lang=pt Antídotos e medicamentos utilizados para tratar intoxicações no Brasil: necessidades, disponibilidade e oportunidades]</ref>.
Os antídotos são utilizados principalmente em situações de intoxicação ou envenenamento, quando há necessidade de neutralizar ou minimizar os efeitos tóxicos provocados por substâncias específicas. A disponibilidade de tais tecnologias utilização adequada e precoce desses agentes terapêuticos é estratégica fundamental para evitar danos maiores, prevenir complicações severas e facilitar a recuperação do ponto paciente. A indicação de vista um antídoto específico depende diretamente do tipo de saúde pública substância envolvida na intoxicação e do mecanismo de segurança nacionalação tóxica apresentado <ref>[https://static.scielo. Intoxicações causadas por medicamentos são as mais prevalentes no mundo, e os relatórios anuais oriundos dos Centros de Informações Toxicológicas (CIT) de diversos países destacam os medicamentos da classe dos sedativos, analgésicos, antidepressivos, antimicrobianos, antiorg/scielobooks/sg3mt/pdf/peres-histamínicos, fármacos cardiovasculares, vitaminas e sais minerais dentre os mais frequentes causadores de intoxicação9788575413173. Cerca de metade das intoxicações ocorre em criançaspdf É veneno ou é remédio? Agrotóxicos, entretanto, os casos mais graves saúde e os óbitos acometem principalmente adolescentes e adultos. Idosos também podem ser acometidos por intoxicação por medicamentos, geralmente de causa não intencional devido a erro terapêutico (erros de dosagem)ambiente]<ref>.
As causas intoxicações por medicamentos lideram as estatísticas de intoxicação incluem acidentesenvenenamentos no Brasil, tentativas de suicídios e erros terapêuticos. Conforme dados da American Association of Poison Control Centers, publicados no ano representando cerca de 2015, 5725–35% do total dos riscos envolvidos onde os centros de intoxicação foram acionadas foram oriundos de medicamentos ou produtos farmacêuticoscasos conforme diferentes levantamentos. Outros riscos foram de produtos domésticosEsse fenômeno impacta principalmente crianças pequenas, plantaspelas circunstâncias acidentais, cogumelose adultos jovens, pesticidaspelos episódios intencionais, mordidas enquanto idosos tendem a apresentar os desfechos mais graves. As evidências ressaltam a importância de animais e picadas, monóxido estratégias de carbono toxicovigilância e muitos outros tipos de substâncias não farmacêuticas. Destas exposiçõesprevenção, 93% ocorreram em uma residência sendo cerca como o uso racional de 67% das exposiçõesmedicamentos, tratadas controle no local acesso a fármacos potencialmente perigosos e educação da exposiçãopopulação sobre os riscos, salvando milhões a fim de dólares em despesas médicasreduzir a incidência e a gravidade das intoxicações medicamentosas <ref>[https://pmc.ncbi.nlm. Com relação a forma de exposição, 80nih.gov/articles/PMC9586445/#:~:text=254%2C135%20cases%20of%20poisoning% das exposições envolveram pessoas que ingeriram alguma substância, no entanto, as pessoas também foram expostas através dos pulmões, pele20in, olhos 25 Mortes e internações por intoxicação por medicamentos de outras formas prescrição e destas 78% não-intencionais.de venda livre no Brasil]<ref><ref> [https://aapccwww.s3scielo.amazonaws.combr/pdfsj/annual_reportscsp/2015_Annual_Report_Snapshot_FINAL_1-17-17.pdf American Association of Poison Control Centers] Acesso 03a/029TYssT4m5b34ndcdWYc3tPH/2017 ?lang=pt Impacto dos medicamentos nas intoxicações humanas no Brasil]</ref> O documento completo desta análise encontra-se disponível em [https://aapccwww.s3gov.amazonaws.combr/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/pdfsmonitoramento/annual_reportsboletins-monitoramento-pos-mercado/2015_AAPCC_NPDS_Annual_Report_33rd_PDF2024-1o-boletim-informativo_vfinal.pdf Clinical Toxicology/view Boletim Informativo de Monitoramento Pós-Mercado - 1º Edição/2024]. Os antídotos são administrados após a exposição ao agente tóxico com objetivo de minimizar ou evitar os efeitos tóxicos causados pelas substâncias</ref>.
==Centro de Informações Toxicológicas (CIT) de Santa Catarina==