O Banco de Tecidos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Rio de Janeiro (INTO) é uma das fontes de ossos utilizados para transplantes em Santa Catarina.
O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio de Janeiro, tem uma fila que atende a pacientes do Brasil que necessitam de Tecido Ósseo.
'''Como funciona o processo de doação?'''
Visando a aumentar o número de doações, quem estiver com parente hospitalizado e que venha a falecer, deve solicitar ao profissional de saúde que acompanha o caso que comunique à Central de Transplante do Rio de Janeiro. O Into, então, será acionado. Os telefones do programa são: 155 (Estado do Rio de Janeiro) e 08002857557 (outros Estados). Feita a notificação, um funcionário do programa vai até o hospital e faz uma avaliação sobre a possibilidade da doação, que inclui a realização de um questionário de triagem sobre o possível doador. Após aprovação, o Banco de Tecidos é informado e desloca sua equipe para a unidade de saúde.
Os ossos retirados de um doador, após seu falecimento, podem beneficiar aproximadamente 30 pessoas.
== Hospitais que realizam transplante ósseo em Santa Catarina ==
Hospital Regional de São José: Realiza transplante ósseo para reconstruir ossos danificados e reabilitar pessoas com sequelas;
Hospital Unimed Criciúma: Realiza transplante ósseo;
Hospital São José em Jaraguá do Sul: Realiza transplante ósseo;
Hospital Santo Antônio em Blumenau: Realiza enxerto ósseo;
Hospital de Caridade em Florianópolis: Realiza enxerto ósseo.
=='''Fila de Espera'''==
A fila do Into é dinâmica, na qual todos os dias ingressam novos pacientes via sistemas estadual (SER) e municipal de regulação (Sisreg), além da Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC).