É indicado para o alívio imediato das crises de enxaqueca, com ou sem aura. <ref> [http://www.medicinanet.com.br/bula/8325/sumatriptano.htm] Bula do medicamento</ref>.
A sumatriptana é um agonista seletivo vascular dos receptores de serotonina encontrados predominantemente nos vasos sangüíneos cranianos cuja função é regular a vasoconstrição. A sumatriptana provoca constrição da circulação arterial da carótida, que fornece sangue para os tecidos extracranianos e intracranianos, como as meninges. Presume-se que a dilatação e/ou a formação de edema nestes vasos esteja relacionada ao mecanismo de enxaqueca no ser humano. Além disto, evidências experimentais sugerem que a sumatriptana inibe a atividade do nervo trigêmeo. Estas ações podem contribuir para a ação anti-enxaqueca da sumatriptana em seres humanos <ref>[http://www.medicinanet.com.br/bula/8325/sumatriptano.htm] Bula do medicamento</ref>.
O medicamento, como todos os demais triptanos, é contra-indicado nos pacientes com hipertensão arterial não controlada e naqueles com doença cardíaca isquêmica, devido à sua ação vasoconstritora. Alguns pacientes apresentam desconforto torácico após utilizarem o sumatriptana o que, em indivíduos sadios, não está relacionado com isquemia cardíaca. Outros efeitos adversos são: dormências e formigamentos, sensações de calor e frio na cabeça, no pescoço, no tórax e nas extremidades, vertigem e rubor (vermelhidão) <ref>[http://www.medicinanet.com.br/bula/8325/sumatriptano.htm] Bula do medicamento</ref>. A maior limitação do sumatriptana parece ser o índice de recorrência da enxaqueca no mesmo dia, da ordem de até 40%, segundo alguns autores <ref>http://sbce.med.br/index.php?option=com_content&view=article&id=43:tratamento-das-crises&catid=25:dor-de-cabeca&Itemid=70</ref>.
==Informações sobre o medicamento/alternativas==