O transtorno do espectro do autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento de base biológica, caracterizado por déficits persistentes na comunicação e interação social e padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses ou atividades. As estimativas de prevalência variam com a metodologia do estudo e a população avaliada e variam de 1 em 40 a 1 em 500.
Para o tratamento do TEA existem múltiplos métodos ou chamadas terapias, que podem minimizar alguns efeitos ou comportamentos mais severos disfuncionais desses indivíduos e que também podem ser aplicados de acordo com o tipo de transtorno dos mesmos. No entanto, três deles –PECS (Picture Exchange Communication System), TEACCH (Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children) e o ABA (Applied Behavior Analysis) apresentaram os resultados mais satisfatórios, tendo assim permanecido como os principais métodos terapêuticos.
=='''Definições'''==
A Análise do Comportamento Aplicada (O método ABA) investiga as variáveis que afetam o comportamento humano, sendo capaz de mudá-los através da modificação de seus antecedentes (o que ocorreu antes e pode ter sido um possível gatilho para a ocorrência ''applied behavior analysys'' ou análise aplicada do comportamento) e suas consequências (eventos é uma terapia comportamental estruturada que se sucederam após visa promover independência, aumentar a ocorrência do comportamento, funcionalidade e que podem ter sido agradáveis ou desagradáveis determinando a probabilidade qualidade de que ocorram novamente)vida. Para estes propósitosO método ABA utiliza os princípios psicológicos da teoria da aprendizagem, como reforço positivo, ABA usa métodos experimentais e sistemáticos de observação e mensuração dos para promover mudanças nos comportamentos, os quais . Alguns aspectos são definidos como aquelas ações dos indivíduos considerados importantes para que são passíveis o ABA possa ser aplicado de serem observadas modo adequado, incluindo o início precoce, a intensidade, a individualização, o repertório amplo e adaptativo e mensuradasa atuação da família como co-terapeutas.
O método ABAAtravés da investigação das variáveis que afetam o comportamento humano, Analise aplicada sendo capaz de mudá-los através da modificação de seus antecedentes (o que ocorreu antes e pode ter sido um possível gatilho para a ocorrência do comportamento, é um tratamento comportamental indutivo, tem por objetivo ensinar ) e suas consequências (eventos que se sucederam após a criança habilidades, por etapasocorrência do comportamento), e que ela não possui.Cada habilidade é ensinada, em geral, em plano individual, de maneira associada a uma indicação podem ter sido agradáveis ou instrução, levando desagradáveis determinando a criança autista a trabalhar probabilidade de forma positivaque ocorram novamente. A esse método junta -se Para estes propósitos, o uso funcional ABA usa métodos experimentais e sistemáticos de figuras de comunicaçãoobservação e mensuração dos comportamentos, conhecido os quais são definidos como PECS. O método PECS, Sistema aquelas ações dos indivíduos que são passíveis de comunicação através da troca de figuras, foi desenvolvido com o intuito de ajudar crianças e adultos autistas serem observadas e com outros distúrbios de desenvolvimento a adquirir capacidade de comunicaçãomensuradas.
É um tratamento comportamental indutivo, e tem por objetivo ensinar a criança habilidades, por etapas, que ela não possui. Cada habilidade é ensinada, em geral, em plano individual, de maneira associada a uma indicação ou instrução, levando a criança autista a trabalhar de forma positiva. A esse método junta-se o uso funcional de figuras de comunicação, conhecido como PECS. O método PECS (''picture exchange communication system'' ou sistema de comunicação através da troca de figuras) foi desenvolvido com o intuito de ajudar crianças e adultos autistas e com outros distúrbios de desenvolvimento a adquirir capacidade de comunicação. No Brasil, o ABA está gradualmente ganhando espaço enquanto um método de intervenção para o autismo, mas somente poucos profissionais possuem treinamento apropriado na área. Existe uma certificação internacional que atesta o conhecimento necessário para a aplicação do método, fornecido pela Behavior Analyst Certification Board. Entretanto, não existe formação regulamentada ou certificação específica no Brasil.
=='''Evidências Científicas'''==
=='''Resumindo'''==
'''Os estudos que avaliaram a eficácia dessa forma de tratamento são de baixa ou muito baixa qualidade metodológica, estando sujeitos a inúmerosvieses, o que impossibilita sustentar a sua eficácia. '''Desta forma, muito embora seja um recurso benéfico, conclui-se que o método ABA não é técnica exclusiva para o tratamento de pacientes com autismo. Além de haver a necessidade de mais evidências científicas.'''
=='''Referências'''==