Mudanças entre as edições de "Alfapeginterferona 2b"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
(Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC))
(Indicações)
Linha 13: Linha 13:
 
== Indicações ==
 
== Indicações ==
  
O medicamento '''alfapeginterferona 2b''' é indicado para o tratamento da hepatite C crônica e da hepatite B crônica. A combinação de alfapeginterferona e ribavirina é indicada para pacientes que ainda não utilizaram esses medicamentos, que recaíram e que não obtiveram resposta em tratamento anterior para hepatite C crônica que tenham transaminases normais ou elevadas sem descompensação hepática, incluindo aqueles com evidência histológica de cirrose (Child-Pugh classe A), e que sejam positivos para HCV-RNA. Essa combinação também é indicada para o tratamento de pacientes com hepatite C crônica que estejam co-infectados com HIV clinicamente estáveis. Os pacientes devem ter 18 anos, ou mais, e não devem apresentar alterações muito graves no fígado, que possam prejudicar a sua saúde. <ref>[https://oncoexpress.com.br/site/media/bulas/2019/bula_pegintron_80_mcg_100_mcg_120_mcg.pdf Bula do medicamento Pegintron ®] Acesso em 18/08/2023</ref>
+
O medicamento '''alfapeginterferona 2b''' é indicado:
 +
 
 +
*'''Adultos (tratamento triplo):''' em associação com [[ribavirina]] e boceprevir ('''tratamento triplo'''), para o tratamento da infeção crónica pelo vírus da hepatite C (HCC) genótipo 1, em doentes adultos (18 anos de idade ou mais) com doença hepática compensada, não tratados previamente ou com falência do tratamento prévio.
 +
 
 +
*'''Adultos (tratamento duplo e monoterapia):''' para o tratamento de doentes adultos (18 anos de idade ou mais) com HCC que são positivos para o ARN do vírus da hepatite C (ARN-VHC), incluindo doentes com cirrose compensada e/ou coinfetados com VIH clinicamente estável. Ainda, em associação com [[ribavirina]] ('''tratamento duplo'''), é indicado para o tratamento da infeção crónica pelo vírus da Hepatite C em doentes adultos não tratados previamente, incluindo doentes com coinfeção por VIH clinicamente estável e em doentes adultos com falência ao tratamento prévio com tratamento combinado de alfa interferona (peguilado ou não peguilado) com [[ribavirina]] ou com alfa interferona em '''monoterapia'''. A monoterapia com interferon, incluindo '''Alfapeginterferona 2b''', está indicada principalmente em caso de intolerância ou contraindicação à [[ribavirina]].
 +
 
 +
*'''População pediátrica (tratamento duplo):''' em associação com [[ribavirina]], para o tratamento de crianças com 3 ou mais anos de idade e adolescentes com hepatite C crónica, não tratados previamente, sem descompensação hepática e que são positivos para o ARN-VHC.
 +
 
 +
'''Obs:''' Quando se toma a decisão de não adiar o tratamento até à idade adulta, é importante considerar que o tratamento combinado induziu uma inibição do crescimento que pode ser irreversível em alguns doentes. A decisão de tratar deve ser ponderada caso a caso.
 +
 
 +
 
 +
 
 +
 
 +
 
 +
 
 +
 
 +
 
 +
 
 +
 
 +
<ref>[https://oncoexpress.com.br/site/media/bulas/2019/bula_pegintron_80_mcg_100_mcg_120_mcg.pdf Bula do medicamento Pegintron ®] Acesso em 18/08/2023</ref>
  
 
== Padronização no SUS ==
 
== Padronização no SUS ==

Edição das 18h07min de 22 de novembro de 2024

Registro na Anvisa

O medicamento alfapeginterferona 2b está com seu Registro sanitário na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) cancelado/caduco e, portanto, não está mais sendo produzido e comercializado em território nacional.

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)

Imunoestimulantes [1] - L03AB10 [2]

Nomes comerciais

Pegintron ®

Indicações

O medicamento alfapeginterferona 2b é indicado:

  • Adultos (tratamento triplo): em associação com ribavirina e boceprevir (tratamento triplo), para o tratamento da infeção crónica pelo vírus da hepatite C (HCC) genótipo 1, em doentes adultos (18 anos de idade ou mais) com doença hepática compensada, não tratados previamente ou com falência do tratamento prévio.
  • Adultos (tratamento duplo e monoterapia): para o tratamento de doentes adultos (18 anos de idade ou mais) com HCC que são positivos para o ARN do vírus da hepatite C (ARN-VHC), incluindo doentes com cirrose compensada e/ou coinfetados com VIH clinicamente estável. Ainda, em associação com ribavirina (tratamento duplo), é indicado para o tratamento da infeção crónica pelo vírus da Hepatite C em doentes adultos não tratados previamente, incluindo doentes com coinfeção por VIH clinicamente estável e em doentes adultos com falência ao tratamento prévio com tratamento combinado de alfa interferona (peguilado ou não peguilado) com ribavirina ou com alfa interferona em monoterapia. A monoterapia com interferon, incluindo Alfapeginterferona 2b, está indicada principalmente em caso de intolerância ou contraindicação à ribavirina.
  • População pediátrica (tratamento duplo): em associação com ribavirina, para o tratamento de crianças com 3 ou mais anos de idade e adolescentes com hepatite C crónica, não tratados previamente, sem descompensação hepática e que são positivos para o ARN-VHC.

Obs: Quando se toma a decisão de não adiar o tratamento até à idade adulta, é importante considerar que o tratamento combinado induziu uma inibição do crescimento que pode ser irreversível em alguns doentes. A decisão de tratar deve ser ponderada caso a caso.






[3]

Padronização no SUS

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME 2022

Portaria SECTICS/MS nº 25, de 18 de maio de 2023 - Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Hepatite B e Coinfecções

Portaria SCTIE/MS nº 84, de 19 de dezembro de 2018 - Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções

Informações sobre o medicamento

O medicamento alfapeginterferona 2a está padronizado pelo Ministério da Saúde para o tratamento da Hepatite C - CID10 B17.1, B18.2; e Hepatite B - CID10 B18.0, B18.1, por meio do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica - CESAF, na apresentação de 180 mcg (seringa preenchida), sendo necessário o preenchimento dos critérios de inclusão definidos pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – PCDT da doença.

Conforme pactuação acordada na 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 25 de julho de 2019 e Portaria GM/MS nº 1.537, de 12 de junho de 2020, os medicamentos do Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais passam a pertencer ao Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica - CESAF.

A Nota Informativa nº 13/2021 e a Nota Técnica nº 37/2021 da DIAF/SPS/SES/SC dispõem sobre a migração dos pacientes de Hepatite B do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica - CEAF para o Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica - CESAF e das solicitações para o atendimento das Hepatites Virais (HV) em Santa Catarina.

Para consultar a lista completa das unidades homologadas pelo Ministério da Saúde para o atendimento do Programa de Hepatites Virais nos municípios clique aqui e acesse → Geral → Consulta Serviços HV → SC.

Informações sobre o financiamento do medicamento

O medicamento alfapeginterferona 2a pertence ao Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF), sendo sua aquisição de responsabilidade exclusiva da União. O Ministério da Saúde adquire e distribui o medicamento aos Estados e ao Distrito Federal, cabendo a esses o recebimento, o armazenamento e a distribuição aos municípios.

Referências

  1. Grupo ATC
  2. Código ATC
  3. Bula do medicamento Pegintron ® Acesso em 18/08/2023
  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.