Alterações

Fosfoetanolamina

655 bytes removidos, 21h19min de 10 de setembro de 2024
Informações adicionais
Segundo o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) - Universidade de São Paulo (USP) (IQSC-USP), os estudos foram independentes e envolveram a metodologia de síntese da substância e contaram com a participação de outras pessoas, inclusive pessoas que não teriam vínculo com a USP. A maioria dos estudos publicados na literatura são do grupo do pesquisador citado, os quais mostram resultados satisfatórios em modelo experimental de melanoma, com expressiva diminuição de metastáses <ref>[https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-12022008-135651/pt-br.php Efeitos antiproliferativos e apoptóticos da fosfoetanolamina sintética no modelo melanoma B16F10]</ref>.
Porém, nenhum Estudo-Clínico foi iniciado, uma vez que a molécula ainda não preenche requisitos para iniciar a Fase Clínica (com humanos). Segundo nota da página do Instituto de Química de São Carlos, chegou ao conhecimento do IQSC que algumas pessoas tiveram acesso à FEA produzida pelo citado docente (e por ele doada, em ato oriundo de decisão pessoal) e a utilizaram para fins medicamentosos. O IQSC ressalta não dispor de dados sobre a eficácia da FEA sintética no tratamento dos diferentes tipos de câncer em seres humanos, até porque, segundo declaração dos mesmos, não teriam conhecimento da existência de controle clínico das pessoas que consumiram a substância – e não dispunham de médico para orientar e prescrever a utilização da referida substância <ref>[httphttps://www5www.iqscsaocarlosoficial.uspcom.br/esclarecimentos-noticias/?n=Esclarecimentos+do+IQSC/USP+a-+sociedade+sobre+a+distribuicao+de+Fosfoetanolamina_31JMDCD1ME Esclarecimentos do IQSC/ Esclarecimentos USP à Sociedade, USP, IQSC 2015sociedade sobre a distribuição de Fosfoetanolamina] </ref>.
==Perspectivas de evolução de uma molécula até um fármaco==
'''[https://portugues.medscape.com/verartigo/6501722?src=mkm_ptmkt_171110_mscmrk_noticiaexclusivanov_nl&uac=256316BK&impID=1478966&faf=1#vp_2 Icesp apresenta resultados detalhados de ensaio clínico com fosfoetanolamina:]''' Como conclusão, os autores notaram que, "embora o perfil de toxicidade tenha sido aceitável, houve escassez de eficácia da droga nas doses estudadas". Como nem ao menos 20% dos participantes apresentaram taxa de resposta, o recrutamento foi suspenso. A continuidade apenas na coorte de melanoma, visto que um paciente desse grupo obteve resposta parcial, está sendo considerada. Segundo o Dr. Hoff, entre os aspectos do estudo questionados na CPI <ref>[https://cadeacura.blogfolha.uol.com.br/2017/10/11/cpi-da-fosfo/ Assembleia Estadual de SP deve iniciar nas próximas semanas a CPI da fosfoetanolamina]</ref>, estão a escolha da dosagem, o modo de administração e as condições dos pacientes (voluntários estariam já debilitados, o que comprometeria o efeito). "Se há discordância com relação aos resultados, outros estudos podem ser desenhados e elaborados por outras equipes. No entanto, creio que dificilmente uma pequena modificação na dose ou no regime trará grandes modificações nos resultados", afirmou <ref>[https://portugues.medscape.com/verartigo/6501722?src=mkm_ptmkt_171110_mscmrk_noticiaexclusivanov_nl&uac=256316BK&impID=1478966&faf=1#vp_2 Icesp apresenta resultados detalhados de ensaio clínico com fosfoetanolamina] </ref>.
==Informações do Instituto de Química de São Carlos (IQSC)adicionais==
''Na página da Web do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) - Informações sobre a Fosfoetanolamina constam os seguintes tópicos:'' * '''''STF suspende o fornecimento de fosfoetanolamina '''''<ref>[http://www5.iqsc.usp.br/informacoes-sobre-a-fosfoetanolamina/ Instituto de Química de São Carlos-IQSC]</ref>: - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, autorizou a USP a suspender o fornecimento da fosfoetanolamina. A [http://www5.iqsc.usp.br/files/2015/11/Decisão-Min.-Ricardo-Lewandowski-STA-828.pdf decisão] foi anunciada no dia 5 de abril.''''' * '''''Comunicado '''''<ref>[http://www5.iqsc.usp.br/informacoes-sobre-a-fosfoetanolamina/ Instituto de Química de São Carlos-IQSC] </ref>: - O Instituto de Química de São Carlos da USP não está selecionando e não participa do processo de seleção de candidatos para os testes com a Fosfoetanolamina.''''' - O IQSC não tem informações sobre qualquer processo de seleção que esteja sendo realizado por outra instituição.
== Lei n°13.269, de 13 de abril de 2016 ==
Em 2018, avaliações realizadas no Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) constataram que o suplemento alimentar ''"PHOSPHOETANOLAMINA"'' comercializado pela empresa americana Quality Medical Line não traz nenhum traço da substância fosfoetanolamina. Laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP), solicitado pela Polícia Civil e divulgado à época, também constatou a inexistência de fosfoetanolamina nas cápsulas do suplemento <ref>[https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/ju/noticias/2018/04/03/fosfoetanolamina-de-pilula-do-cancer-caso-de-policia Jornal da UNICAMP] </ref>.
Em Nota Oficial divulgada no site da empresa americana Quality Medical Line reitera-se que '''a A comercialização do suplemento alimentar PHOSPHOETANOLAMINA FEDERICO DIAZ é proibida em solo Brasileiro brasileiro '''<ref>[https://shopqualityelementswww.comgov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2018/ nota-sobre-fosfoetanolamina-como-suplemento-alimentar Nota Oficial Quality Medical Linesobre fosfoetanolamina como “suplemento alimentar”] ''' </ref>.
==Referências==
<references/>
Editor, leitor
11 707
edições