Alterações

Prótese (de quadril)

1 220 bytes adicionados, 14h49min de 18 de agosto de 2022
Material e procedência das próteses
== Material e procedência das próteses ==
 
As próteses podem ter sua procedência da indústria nacional ou estrangeira. Os implantes da indústria nacional são em sua grande maioria, cópias ou versões de implantes tradicionais da indústria internacional.
 
A qualidade destes deve ser avaliada na qualidade das ligas metálicas, do polietileno, na qualidade das superfícies de revestimento, no desenho do implante e nos instrumentais necessários à implantação dos componentes protéticos, entre diversos pontos a serem avaliados para o sucesso dos procedimentos.
 
A indústria nacional melhora a cada dia e detém tecnologia que a permite produzir implantes com alta durabilidade, nos últimos anos e ressalta-se que ser a prótese importada não é garantia de boa procedência ou mesmo de sua qualidade.
 
Porém, as condições ideais para a cirurgia vão além do implante em si. Será considerado o instrumental e sua precisão e até mesmo, o conhecimento dos detalhes da prótese em si, que são detidos, após o uso contínuo daquele dispositivo (curva de aprendizado).
Um grande objeto de contendas é a procedência dos materiais utilizados na confecção das próteses. Alguns especialistas sustentam que pode haver uma grande diferença na durabilidade dos diferentes tipos de materiais. As ditas mais duradouras geralmente são importadas e tem custo deveras mais elevado que as de fabricação nacional. Estas próteses importadas, em função do seu custo, acabam não sendo disponibilizadas para pacientes do SUS.
A escolha dos materiais a serem utilizados na prótese depende não só da idade como da atividade do paciente e também do tipo de fixação do implante. <br>
 
Cumpre, ao médico, dentro dos princípios da ética e da técnica, a escolha do melhor implante, para cada paciente, observados o universo de particularidades desta seleção.
Os implantes atuais têm quatro combinações principais de cabeça femoral e materiais de superfície de apoio acetabular: '''metal-polietileno (MoP) ''', '''cerâmica-polietileno (CoP) ''', '''cerâmica-cerâmica (CoC) ''' ou '''metal-metal (MoM) '''. As possíveis técnicas de fixação (o método de fixação do material da superfície do rolamento ao osso) também variam entre '''cimentadas''' (quando ambos os componentes são cimentados), '''não cimentadas''' (nenhum componente é cimentado), '''híbrida''' (a haste femoral, mas não a cúpula acetabular, é cimentada) ou '''híbrida reversa''' (o copo acetabular, mas não o caule femoral, é cimentado).
* '''Componente acetabular metálico'''
* '''Cabeça Femoral Metálica'''
Obs.: A Cabe informar que após a avaliação da CONITEC recomendou em , e publicação da PORTARIA Nº 4, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2019 ao médico, tornou-se pública a incorporação da prótese decisão de '''incorporar as próteses de cerâmica-polietileno para artroplastias totais artroplastia total de quadril primárias em pacientes jovens. O Ministério da ''', no âmbito do Sistema Único de Saúde deveria ter inserido tais próteses na Tabela - SUS até agosto/2019, mas os componentes em cerâmica ainda não são encontrados na Tabela.
== Revisão de prótese de quadril ==
Editor, leitor
606
edições