Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Fluoxetina, cloridrato

2 802 bytes adicionados, 18h55min de 26 de julho de 2012
Criou página com '==Classe terapêutica== Antidepressivo (inibidor da recaptação da serotonina ==Nomes comerciais== Biozac, Clorixetin, Daforin, Deprax, Depress, Eufor, Fluox, Fluoxetin, Flu...'
==Classe terapêutica==
Antidepressivo (inibidor da recaptação da serotonina

==Nomes comerciais==
Biozac, Clorixetin, Daforin, Deprax, Depress, Eufor, Fluox, Fluoxetin, Fluoxil, Fluoxon, Fluxene, Fluozet, Nortec, Paxan, Prozac, Prozen, Psiquial, Sostac, Verotina, genérico.

==Principais informações==
A fluoxetina é um antidepressivo da classe dos inibidores da recaptação seletiva de serotonina (IRSS)<ref> [http://www4.anvisa.gov.br/BularioEletronico/ ANVISA, Bulário Eletrônico online, 2012] </ref>, indicado para o tratamento da depressão maior, do transtorno obsessivo-compulsivo, da síndrome do pânico e do estresse pós-traumático em pacientes adultos <ref> LACY, C. F.; ARMSTRONG, L. L.; GOLDMAN, M. P. Drug Information Handbook, 12 ed. Lexi Comp: EUA, 2004 </ref>.

A incidência de efeitos colaterais anticolinérgicos, antihistamínicos e alfa-bloqueantes, assim como o risco de superdosagem é menor nos IRSS que nos antidepressivos tricíclicos. A fluoxetina tem sido associada a alguns casos de acatisia, especialmente quando a dose é muito alta.

É contra-indicada em casos de gravidez e lactação. Além disto, não é aconselhável administrar fluoxetina no mínimo por 5 semanas antes ou depois do uso de IMAO, devido ao risco de interação grave, com síndrome serotoninérgica. É aconselhável evitar o uso concomitante de outras drogas que agem no SNC.

Em relação a outras interações medicamentosas, envolvendo o uso concomitante com fluoxetina, pode haver prolongamento da meia-vida do diazepam. Drogas que se ligam fortemente às proteínas plasmáticas (cumadina, digitoxina) podem concorrer com a fluoxetina nessa ligação, aumentando o risco de efeitos adversos de uma ou de outra droga <ref> http://www.psiqweb.med.br/farmaco/isrs.html> revisto em 2003. Acesso em 02/06/2006 </ref>.

== Padronização no SUS ==

[http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/anexos_rename_2012_pt_533_11_06_2012.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012 (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica)]

[http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/gm/106972-4217.html Portaria GM nº. 4.217, de 28 de dezembro de 2010]

==Informações sobre o medicamento/alternativas==
A fluoxetina 20mg (cápsula ou comprimido), pode estar disponível nas unidades locais de saúde (postos de saúde), pois faz parte do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, conforme a [http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/gm/106972-4217.html Portaria GM nº. 4.217 de 28 de dezembro de 2010].De acordo com estas Portarias, a aquisição e distribuição deste medicamento são de responsabilidade dos municípios, os quais utilizam recursos financeiros das três esferas de gestão.

==Referências==
<references/>
496
edições

Menu de navegação