Mudanças entre as edições de "Clomifeno, citrato de"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
(Nomes comerciais)
(Principais informações)
Linha 12: Linha 12:
 
Clomid ®, Indux ®
 
Clomid ®, Indux ®
  
==Principais informações==
+
==Indicações==
  
[[Clomifeno, citrato de|Clomifeno]] é destinado ao tratamento da infertilidade feminina decorrente de anovulação, ou seja, para aquelas pacientes que não conseguem ovular<ref> [http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=3790422013&pIdAnexo=1609818 Bula do medicamento]</ref>.
+
O medicamento [[clomifeno, citrato de]]] é somente indicado para pacientes com anovulação demonstrada, os quais o [[clomifeno, citrato de]] não está contraindicado. Outras causas de infertilidade devem ser excluídas ou adequadamente tratadas antes do tratamento. Bons níveis de estrógeno endógeno (estimado por secreção vaginal, biópsia endometrial, determinação do estrógeno urinário ou sangramento endometrial em resposta à progesterona), constituem prognóstico favorável para obter a resposta ovulatória induzida pelo citrato de clomifeno. Entretanto, um baixo nível de estrógeno não impede o sucesso do tratamento. O tratamento é ineficaz em pacientes com falha pituitária ou ovariana primária e não pode ser substituído pelo tratamento específico de outras causas de falha ovulatória, tais como disfunções tiroidianas ou adrenais. Antes do tratamento, deve-se realizar uma avaliação cuidadosa particularmente em pacientes com metrorragia anormal, pois é muito importante descartar a presença de lesões neoplásicas <ref> [http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=3988792019&pIdAnexo=11157997 Bula do medicamento do profissional] Acesso em 24/05/2019</ref>.
 
 
Esse medicamento auxilia o crescimento dos óvulos e permite que eles sejam liberados do ovário para a fecundação. A ovulação ocorre geralmente de 6 a 12 dias após a sua administração<ref> [http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=3790422013&pIdAnexo=1609818 Bula do medicamento]</ref>.
 
 
 
Estudo publicado na revista britânica British Medical Journal (BMJ) relata que a inseminação intra-uterina e a administração de citrato de clomifeno\clomifeno, dois dos tratamentos mais comuns para estimular a gravidez, não aumentam as chances de concepção dos casais cuja infertilidade se deve a causas desconhecidas. Além disso, no grupo que usou o citrato de clomifeno, houve maior risco de gestações múltiplas e 10% a 20% das mulheres relataram efeitos colaterais como dor abdominal, inflamação, dificuldade para respirar,náuseas ou dor de cabeça<ref> [http://www.news.med.br/p/medical-journal/21575/citrato-de-clomifeno-ou-inseminacao-intra-uterina-podem-nao-ser-mais-eficazes-do-que-a-concepcao-natural-para-casais-com-infertilidade-de-causas-desconhecidas-segundo-artigo-do-bmj.htm Citrato de clomifeno ou inseminação intra-uterina podem não ser mais eficazes do que a concepção natural para casais com infertilidade de causas desconhecidas, segundo artigo do BMJ]</ref>.
 
  
 
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
 
==Informações sobre o medicamento/alternativas==

Edição das 17h06min de 24 de maio de 2019

Classe terapêutica

Hormônios sexuais e moduladores do sistema genital [1]

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - G03GB01 [2]

Outros produtos para uso em ginecologia e obstetricia [3]

Nomes comerciais

Clomid ®, Indux ®

Indicações

O medicamento clomifeno, citrato de] é somente indicado para pacientes com anovulação demonstrada, os quais o clomifeno, citrato de não está contraindicado. Outras causas de infertilidade devem ser excluídas ou adequadamente tratadas antes do tratamento. Bons níveis de estrógeno endógeno (estimado por secreção vaginal, biópsia endometrial, determinação do estrógeno urinário ou sangramento endometrial em resposta à progesterona), constituem prognóstico favorável para obter a resposta ovulatória induzida pelo citrato de clomifeno. Entretanto, um baixo nível de estrógeno não impede o sucesso do tratamento. O tratamento é ineficaz em pacientes com falha pituitária ou ovariana primária e não pode ser substituído pelo tratamento específico de outras causas de falha ovulatória, tais como disfunções tiroidianas ou adrenais. Antes do tratamento, deve-se realizar uma avaliação cuidadosa particularmente em pacientes com metrorragia anormal, pois é muito importante descartar a presença de lesões neoplásicas [4].

Informações sobre o medicamento/alternativas

Clomifeno não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento. Não há alternativas disponibilizadas pelo SUS.

Referências

<references>
  1. Grupo ATC Acesso 24/05/2019
  2. Código ATC Acesso 24/05/2019
  3. [ttps://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/q/?substancia=2124 Classe Terapêutica - Registro ANVISA] Acesso 24/05/2019
  4. Bula do medicamento do profissional Acesso em 24/05/2019