Mudanças entre as edições de "Fibras"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
m (Substituindo texto '(RENAME) 2013' por '(RENAME) 2014')
Linha 2: Linha 2:
  
 
Fonte de fibras
 
Fonte de fibras
 +
 +
Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - Não consta
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==

Edição das 17h58min de 21 de março de 2017

Classe terapêutica

Fonte de fibras

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - Não consta

Nomes comerciais

Benefiber, Duefibra, Naturetti, Plantaben

Principais informações

As fibras são partes de grãos, vegetais e frutas que não são digeridas pelo nosso corpo. Elas passam quase que intactas pelo sistema digestivo e são eliminadas pelas fezes, com os movimentos intestinais. São necessárias para auxiliar todas as outras substâncias alimentares a moverem-se através do sistema digestivo de maneira adequada. Sem fibra suficiente, o processo digestivo pode ficar lento e a constipação (intestino preso) pode ocorrer [1].

Embora não haja recomendações específicas em relação à quantidade de fibras dietéticas, vários estudos recomendam um aumento da sua ingestão. O "National Cancer Institute" (Instituto Nacional do Câncer) recomenda uma ingestão diária de 20 a 30g, com um máximo de 35g. O excesso de fibras pode interferir com a absorção de zinco e cálcio, especialmente em crianças e idosos. A ingestão deve consistir de quantidades iguais de fibras solúvel e insolúvel e pode ser obtida com 5 ou mais tipos de frutas e vegetais e 6 tipos de grãos totais (cereais e leguminosas). Os alimentos ricos em fibras são os cereais processados à base de farelo (farelo de trigo, arroz, aveia, cevada), leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, lentilha), frutas (maçã, pêra, goiaba e pêssego com casca, frutas cítricas como laranja e mexerica incluindo o bagaço, uva-passa) e hortaliças (batata com casca, brócolis, cenoura, couve, repolho) [2].

Existem várias formas de obter uma quantidade maior de fibra na alimentação do dia a dia, incluindo na dieta várias porções de frutas ao dia (de preferência a fruta inteira com casca e bagaço), aumentando o consumo de cereais integrais e leguminosas, aumentando o consumo de hortaliças [3].

Os suplementos de fibras solúveis podem ser usados como coadjuvantes no tratamento do colesterol elevado. Também são úteis na regulação do trânsito intestinal, aliado a ingestão de água e/ou líquidos, e como parte de uma alimentação equilibrada e rica em vegetais [4].

Além disso, as fibras alimentares também estão associadas a outros benefícios importantes para saúde, pois auxiliam no tratamento da constipação (prisão de ventre), previnem a diabetes, as doenças cardiovasculares, o câncer de cólon e auxiliam no controle de peso e na prevenção da obesidade [5].

Informações sobre o medicamento/alternativas

Medicamentos fontes de fibras solúveis não estão padronizados em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderão ser disponibilizados no momento.

A maioria dos pacientes com prisão de ventre se beneficia com mudanças na dieta e no estilo de vida. Uma maior ingestão de líquidos (aproximadamente dois litros por dia), de fibras naturais (legumes, verduras, frutas, cereais integrais), de alimentos com propriedades laxativas, como o mamão e a ameixa, de farelos em pó misturados aos alimentos ou diluídos em água ou em sucos e de suplementos com fibra na forma de biscoitos ou comprimidos e a prática de atividade física são medidas essenciais para o bom funcionamento do intestino [6].

Em alguns casos, porém, pode ser necessário prescrever o uso de supositórios e de enemas (lavagens intestinais) para facilitar a eliminação das fezes. O SUS disponibiliza Glicerol enema 120 mg/mL e supositório 72 mg, e Óleo mineral 100 mL, integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014 que tem a finalidade de provocar a evacuação. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Referências

<references>
  1. [1] Bula do medicamento
  2. [2] A importância das fibras na nossa alimentação
  3. [3] A importância das fibras na nossa alimentação
  4. [4] Sociedade Brasileira de Cardiologia – Produtos certificados
  5. [5] Bula do medicamento
  6. [6] Prisão de ventre