Mudanças entre as edições de "Modafinila"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
m (Substituindo texto '(RENAME) 2013' por '(RENAME) 2014')
Linha 1: Linha 1:
 
==Classe terapêutica==
 
==Classe terapêutica==
  
Estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC)
+
Outros produtos que atuam sobre o sistema nervoso
 +
 
 +
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] N06BA07
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
Linha 7: Linha 9:
 
Stavigile
 
Stavigile
  
==Principais informações==
+
==Indicações==
 
 
[[Modafinila]] é indicado para tratar a sonolência excessiva associada a algumas condições médicas, incluindo narcolepsia, síndrome da apneia obstrutiva do sono (pausas respiratórias durante o sono) e distúrbio do sono relacionado ao trabalho em turnos <ref> [http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM[26751-3-0].PDF Bula do Medicamento] </ref>.
 
 
 
Narcolepsia significa ataque de sono (narco significa estupor e lepsia, ataques). Atualmente é definida por sonolência excessiva diurna e cataplexia (atonia muscular súbita que provoca a queda do doente, que fica consciente, mas incapaz de falar ou de se mexer).
 
  
A utilização da [[modafinila]] é considerada a primeira escolha no tratamento na sonolência da narcolepsia. Porém, a [[modafinila]] não melhora a cataplexia, o tratamento de escolha para a cataplexia é realizado com antidepressivos (como [[amitriptilina]], [[clomipramina]], [[fluoxetina]] e [[nortriptilina]]) <ref> [http://www.scielo.br/pdf/rbp/v32n3/16.pdf Alóe F et al. Diretrizes brasileiras para o tratamento da narcolepsia. Revista Brasileira de Psiquiatria, vol 32; nº 3. set 2010] </ref>.
+
[[Modafinila]] está indicado no tratamento da sonolência excessiva diurna associada à narcolepsia (obrigatoriamente diagnosticada pelo Teste de Latência Múltipla do Sono e Polissonografia) com ou sem cataplexia, em pacientes adultos. <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=4858292014&pIdAnexo=2089792 Bula do medicamento] Acesso em: 05/12/2016 </ref>
  
Uma reportagem da Revista Super Interessante <ref> [http://super.abril.com.br/ciencia/pilula-inteligencia-625149.shtml Nogueira, Salvador. A pílula da inteligência. Revista Super Interessante, novembro 2009] </ref> demonstra que este medicamento (e outros estimulantes cerebrais, como o [[metilfenidato]]) estão sendo utilizados, de forma [[off-label]], como a "pílula da inteligência", ou seja, com o intuito de aumentar a concentração para os estudos. Além disso, está sendo utilizado para evitar que as pessoas adormeçam, e com isso rendam mais nos estudos. O off label é caracterizado pela utilização de um agente terapêutico para um tratamento não especificado na bula, ou seja, uma forma de tratamento ainda não aprovada pela agência estatal reguladora, no caso do Brasil, a Anvisa. Importante salientar que, qualquer utilização terapêutica diferente da aprovada e o uso do produto para qualquer outra finalidade que não seja a indicada em bula caracteriza elevado risco sanitário para a saúde da população.
+
==Informações sobre o medicamento==
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
'''O medicamento [[modafinila]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
  
A [[Modafinila]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser disponibilizado no momento.
+
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.  
  
Como alternativa terapêutica para o tratamento da cataplexia, os antidepressivos [[amitriptilina]] 25mg, [[clomipramina]] 10 e 25mg, [[fluoxetina]] 20mg e [[nortriptilina]] 10, 25, 50 e 75mg são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
+
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
 
<references/>
 
<references/>

Edição das 14h09min de 6 de dezembro de 2016

Classe terapêutica

Outros produtos que atuam sobre o sistema nervoso

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) N06BA07

Nomes comerciais

Stavigile

Indicações

Modafinila está indicado no tratamento da sonolência excessiva diurna associada à narcolepsia (obrigatoriamente diagnosticada pelo Teste de Latência Múltipla do Sono e Polissonografia) com ou sem cataplexia, em pacientes adultos. [1]

Informações sobre o medicamento

O medicamento modafinila não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do Decreto nº 8.065/2013, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.

Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Referências

  1. Bula do medicamento Acesso em: 05/12/2016