Mudanças entre as edições de "Citalopram"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
(Informações sobre o medicamento/alternativas)
Linha 1: Linha 1:
 
==Classe terapêutica==
 
==Classe terapêutica==
  
Antidepressivo - Inibidor seletivo da recaptação da serotonina
+
Antidepressivo
 +
 
 +
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] – N06AB04
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
Denyl, Cipramil, Procimax, Alcytam, Citta, Maxapran, Zycitapran, Celapram, Zoxipan, Citagran, Citaforin, Tensiopax,  
+
Alcytan, Celapram, Cipramil, Citagran, Citaforin, Cittá, Denyl , Maxapran, Procimax, Tensiopax, Zoxipan, Zycitapram.
 +
 
 +
==Indicações==
 +
 
 +
[[Citalopram]] é usado para tratar a depressão e, após a melhora, para prevenir a recorrência desses sintomas. É usado em tratamentos de longo prazo para prevenir a recorrência de novos episódios depressivos em pacientes que tem depressão recorrente. E também é eficaz para o tratamento de pacientes com transtorno do pânico com ou sem agorafobia e para o tratamento de pacientes com transtorno obsessivo compulsivo (TOC). <ref> [http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=25020022016&pIdAnexo=4028339 Bula do medicamento] Acesso em 02/12/2016 </ref>
  
==Principais informações==
+
==Informações sobre o medicamento==
  
[[Citalopram]] é um medicamento da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), que é uma classe do grupo dos antidepressivos. Age no cérebro, onde corrige as concentrações inadequadas de determinadas substâncias denominadas neurotransmissores, em especial da serotonina, que causam os sintomas na situação de doença.
+
'''O medicamento [[citalopram]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
  
[[Citalopram]] é indicado no tratamento da depressão e prevenção de recaída ou de recorrência; e no tratamento do transtorno do pânico e do transtorno obsessivo
+
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.  
compulsivo (TOC).  
 
  
Estudo de revisão sistemática e meta-análise avaliou a eficácia e a tolerabilidade do [[citalopram]] comparando a outros antidepressivos ([[amitriptilina]], [[nortriptilina]], [[desipramina]], [[venlafaxina]], [[reboxetina]] e [[mianserina]]). A maioria dos estudos não relataram diferenças significativas entre [[citalopram]] e os outros medicamentos na eficácia da depressão ou nos resultados de tolerabilidade. Meta-análise também não encontrou diferenças significativas entre citalopram e outros antidepressivos na remissão da depressão. Na média, não há diferenças significativas em termos de eficácia entre os diferentes antidepressivos, mas o perfil em termos de efeitos antidepressivos, colaterais, preço, risco de suicídio, tolerabilidade varia bastante o que implica em diferenças na efetividade
+
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
das drogas para cada paciente.
 
  
Estudo realizado sobre o tratamento de transtorno do pânico utilizando inibidores da receptação da serotonina relata que [[sertralina]], [[paroxetina]], [[citalopram]], [[escitalopram]], [[fluoxetina]] e [[fluvoxamina]] são superiores ao placebo, embora o efeito placebo tenha mostrado ser extremamente importante em pacientes com transtorno do pânico <ref> [http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/Citalopram.pdf Nota Técnica ABS N° 13/2012/NUT/CODAJUD/CONJUR - Ministério da Saúde] </ref>.
+
Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:<ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeutico_nacional_2010.pdf Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional (2010) e Rename (2014)]</ref>
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
*[[Amitriptilina, cloridrato]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
O fármaco [[citalopram]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
+
*[[Clomipramina, cloridrato]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
Alternativamente, o SUS disponibiliza os medicamentos: [[carbonato de lítio]] (estabilizador de humor), [[valproato de sódio]] ou [[ácido valpróico]] e [[carbamazepina]] (anticonvulsivantes), [[amitriptilina]], [[Clomipramina, cloridrato|clomipramina]], [[nortriptilina]] e [[Fluoxetina, cloridrato|fluoxetina]] (antidepressivos); [[haloperidol]] e [[Clorpromazina, cloridrato|clorpromazina]] (antipsicótico), [[clonazepam]] e [[diazepam]] (ansiolíticos), que são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos são responsabilidades dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
+
*[[Fluoxetina, cloridrato]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
 +
 
 +
*[[Nortriptilina, cloridrato]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
 +
 
 +
Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto n. 7.508/2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
 +
 
 +
É importante ressaltar que para qualquer substituição de medicamento, é imprescindível que se tenha o consentimento do médico assistente.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
 
<references/>
 
<references/>

Edição das 17h37min de 2 de dezembro de 2016

Classe terapêutica

Antidepressivo

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) – N06AB04

Nomes comerciais

Alcytan, Celapram, Cipramil, Citagran, Citaforin, Cittá, Denyl , Maxapran, Procimax, Tensiopax, Zoxipan, Zycitapram.

Indicações

Citalopram é usado para tratar a depressão e, após a melhora, para prevenir a recorrência desses sintomas. É usado em tratamentos de longo prazo para prevenir a recorrência de novos episódios depressivos em pacientes que tem depressão recorrente. E também é eficaz para o tratamento de pacientes com transtorno do pânico com ou sem agorafobia e para o tratamento de pacientes com transtorno obsessivo compulsivo (TOC). [1]

Informações sobre o medicamento

O medicamento citalopram não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do Decreto nº 8.065/2013, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.

Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:[2]

Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto n. 7.508/2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

É importante ressaltar que para qualquer substituição de medicamento, é imprescindível que se tenha o consentimento do médico assistente.

Referências

  1. Bula do medicamento Acesso em 02/12/2016
  2. Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional (2010) e Rename (2014)